Alessandro Vieira sugere a criação do “imposto contra o crime organizado” que poderá chegar a R$ 30 bi; Ele sugere a criação da CIDE-Bets
Veja mais
Publicado em
(Brasília-DF, 03/12/2025) O senador Alessandro Vieira( MDB-SE) sugere em seu relatório ao PL Antifacçção a criação de um “imposto contra o crime organizado”, o CIDE-bets, que seria uma contribuição para financiar o combate ao crime organizado em todo o país.
“Optamos por criar uma CIDE-Bets que, segundo estimativa elaborada a partir dos dados informados pelo Banco Central em audiência pública, poderá destinar até R$ 30 bilhões ao ano para o combate do crime organizado. Trata-se do maior investimento em segurança pública feito na história, com a potência necessária para virar o jogo no combate à criminalidade organizada e devolver o Brasil aos brasileiros.”. disse.
Em seguida, Vieira destaca que essa seria a maior iniciativa contra o crime e que o Governo Federal teria 180 dias para apresentar uma proposta para reestruturar todos os fundos que existem hoje no Brasil.
"Acreditamos que com tal quantia qualquer debate relativo aos fundos já existentes torna-se inócuo. No entanto, considerando que as discussões sobre o projeto na Câmara dos Deputados trouxeram à tona a zona confusa e cinzenta dos diversos fundos destinados à segurança pública, estamos prevendo dispositivo que concede prazo de 180 (cento e oitenta) dias para que o Executivo estude e proponha a reestruturação dos fundos existentes, a exemplo do Funad, Funapol, FNSP e Funpen.", disse no relatório.
( da redação com informações de assessoria. Edição: Política Real)