FOCUS: Mercado, segundo o BC, tem nova estimativa do IPCA em queda, agora em 4,43%
Veja a íntegra do relatório Focus
Publicado em
(Brasília-DF, 01/12/2025) Na manhã desta segunda-feira, 01 de dezembro, o Banco Central divulgou os dados da pesquisa Focus que foi finalizada na sexta-feira, 28 de novembro, apontando que o IPCA, a inflação oficial, tem nova estimativa de queda para o fechamento do ano, em 4,43%, a terceira queda seguida. O crescimento econômico tem nova estabilização, em 2,16%.
Também estão em estimativa de queda o IGP-M e a conta corrente. Estão estimados em alta o IPCA dos administrados, balança comercial, investimento direto e resultado nominal.
Os outros índices, de habito estimados, estão em estabilidade, como Selic e resultado primário.
O Relatório Focus resume as estatísticas calculadas considerando as expectativas de mercado coletadas até a sexta-feira anterior à sua divulgação. Ele é divulgado toda segunda-feira. O relatório traz a evolução gráfica e o comportamento semanal das projeções para índices de preços, atividade econômica, câmbio, taxa Selic, entre outros indicadores. As projeções são do mercado, não do BC.
2026
Para o ano que vem, o mercado estima IPCA em queda, balança comercial, conta corrente e resultado primário.
Em alta, só no dívida líquida do setor público.
Vários índices em estabilidade.
VEJA A ÍNTEGRA DO RELATÓRIO FOCUS DESTA SEGUNDA-FEIRA
( da redação com informações de assessoria. Edição: Política Real)