Banco Central tem que dar explicações ao Brasil por conta da crise do Banco Master, diz deputado Augusto Coutinho
Não adianta fulanizar a culpa da crise pois o BC deveria ter atuado firme, diz o deputado
Publicado em
(Brasília-DF, 26/11/2025) O deputado Augusto Coutinho (Republicanos-PE), hoje é o relator da relator da Comissão Especial dos Trabalhadores de Aplicativos que visa a regulamentação do trabalho, fez uma dura declaração cobrando explicações do Banco Central sobre a crise que gerou a liquidação do Banco Máster,
“O Banco Central, que eu votei pela sua autonomia, tem de responder a milhares de brasileiros que estão prejudicados com o que aconteceu com o Banco Master. O Banco Central precisa nos explicar, precisa explicar ao povo brasileiro. A gente viu no decorrer da semana passada a questão do Banco Master, realmente é uma tragédia anunciada e anunciada há muito tempo.”, disse, inicialmente.
Ele disse que não entende como o sistema de fiscalização tanto na atual administração como na administração anterior não identificou o problema.
“E eu quero entender como é que o Banco Central, na área de fiscalização, não identificou isso, que era uma coisa clara, divulgada pela imprensa. Eu acho que é um assunto que a gente precisa se debruçar sobre isso. Não só pela gestão atual, como a anterior.”, disse.
Ele salientou que o mercado identificava problemas há bastante tempo.
“Isso já roda desde o início de 2024, como é que o Banco Central, depois de tantos avisos, de tantas sinalizações, eu só obtive a informação de que, inclusive, as instituições bancárias chamaram a atenção do Banco Central da área de fiscalização. E o Banco Central fica inerte quanto a isso. A gente precisa investigar essa questão, a gente precisa se debruçar sobre isso.”, destacou.
Ele insiste que o Banco Central precisa explicar ao povo brasileiro.
“O Banco Central, que eu votei pela sua autonomia, ele tem de responder, essa autonomia tem de responder a milhares de brasileiros que estão prejudicados com o que aconteceu com o Banco Master. É um assunto que a gente precisa, e eu vou, inclusive, se for o caso, senhor presidente, não sei se a gente ainda vai ter tempo esse ano, mas se debruçar sobre essa questão, porque o Banco Central precisa nos explicar, precisa explicar ao povo brasileiro, pela autonomia que nós votamos e eu votei, e que eu não consigo entender como a área de fiscalização, do Banco Central, não identifica e deixa acontecer. E agora, se começa unicamente a se botar a culpa nos agentes políticos.”, disse.
Ele criticou se colocar a culpa e fulanizar a culpa.
“Se bota a culpa porque é amigo de fulano, é amigo de Beltrano. Na verdade, isso é função do Banco Central. Eles têm técnicos muito bem pagos para isso e eles precisam nos explicar o que houve porque deixou-se enxergar aonde chegou essa questão do Banco Master.”, finalizou
( da redação com informações de assessoria e IA. Edição: Política Real)