Lula se encontra com Friedrich Merz às margens do G20 após as desastradas falas de Merz sobre Belém e o Brasil
Lula e Merz de sorrisos ap
(Brasília-DF, 23/11/2025) Ainda no sábado,23, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve um encontro bilateral na margem da reunião da Cúpula dos Líderes do do G20 em Joanesburgo, na África do Sul, com o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, o desastrado alemão que falou mal, indiretamente, de Belém e do Brasil após deixar a COP30.
Atendendo a convite do chanceler alemão, o presidente Lula confirmou sua viagem a Hannover, em abril do próximo ano, para participar da abertura da maior feira de tecnologia industrial do mundo, que terá o Brasil como país parceiro. Lula aproveitou a oportunidade para convidar Merz a realizar visita de Estado ao Brasil.
O líder alemão reiterou seu apoio à iniciativa brasileira de criação do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), quando mencionou o investimento de 1 bilhão de euros no fundo lançado durante a COP30, em Belém.
Na agenda bilateral, Lula e Merz concordaram em fortalecer a relação comercial, social, cultural e tecnológica ente os dois países, lembrando os laços de proximidade desde o início da migração alemã ao Brasil ainda no século XIX.
Os dois líderes assumiram o compromisso de continuar atuando pelo fortalecimento do multilateralismo e do papel da Organização Mundial do Comércio.
( da redação com informações de assessoria. Edição: Política Real)