Lula, no segundo dia da Cúpula dos Líderes, disse que o Mundo não suporta mais o uso intensivo de combustíveis fósseis
Veja mais
Publicado em
(Brasília-DF, 07/11/2025). Neste segundo dia da Cúpula dos Líderes do Clima da Pré-COP30, o tema, nesta sexta-feira, 7, em Belém, foi a transição energética.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou que o planeta não comporta mais o modelo de desenvolvimento baseado no uso intensivo de combustíveis fósseis e destacou a importância de fazer a transição para fontes de energias limpas.
“A transição energética representa um novo paradigma de desenvolvimento e uma grande oportunidade para promover transformações estruturais na sociedade e na economia. Em 2023, o setor foi responsável por 10% do crescimento do PIB global e empregou 35 milhões de pessoas”, disse Lula.
O presidente afirmou que, apesar dos avanços, no ano de 2024 foi registrado novo recorde de emissões de carbono do setor energético, o maior índice desde 1957. E que os incentivos financeiros muitas vezes vão no sentido contrário ao da sustentabilidade.
“As decisões que tomarmos com relação ao setor energético definirão nosso sucesso ou nosso fracasso na batalha contra a mudança do clima”, afirmou.
Segundo ele, a ciência e a tecnologia permitem às nações evoluir de forma segura para um modelo centrado nas energias limpas. “Já sabemos que não é preciso desligar máquinas e motores, nem fechar fábricas ao redor do mundo de um dia para o outro”.
Pobreza energética
Lula defendeu o combate a todas as formas de pobreza energética e apresentou dados os participantes da sessão temática. Ele citou que 2 bilhões de pessoas não têm acesso a combustíveis adequados para cozinhar, 200 milhões de crianças frequentam escolas sem acesso à luz elétrica e 660 milhões de pessoas usam lamparinas ou geradores a diesel em periferias e áreas rurais da América Latina, da África e da Ásia.
“Um processo justo, ordenado e equitativo de afastamento dos combustíveis fósseis demanda o acesso a tecnologias e financiamento para os países do Sul Global”, disse.
Futuro
Lula afirmou que a COP 30 será um passo decisivo para o futuro. “Nesta COP, os negociadores devem buscar o entendimento. E nós, os líderes, devemos decidir se o século 21 será lembrado como o século da catástrofe climática ou como o momento da reconstrução inteligente”.
( da redação com informações de assessoria e Ag.Gov. Edição: Política Real)