31 de julho de 2025
CRIME ORGANIZADO

Jerônimo Rodrigues, em dia de CPI do Crime Organizado, anuncia medidas para enfrentar o crime na Bahia; entre as 10 cidades mais violentas do Brasil, 5 estão na Bahia

As novas medidas incluem ampliação do efetivo policial, modernização de estruturas, mais investimentos em tecnologia e ações de promoção da cultura de paz

Por Política Real com assessoria
Publicado em
Jerónimo Rodrigues é governador da Bahia Foto: Montagem Política Real/ Agecom

Com agências

(Brasília-DF, 04/11/2025) A segurança pública do Estado da Bahia é sempre citada pelos adversários do Governo Federal como um dos estados campões de criminalidade e de violência policial.  Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública as 10 cidades mais violentas do Brasil cinco estão localizadas na Bahia, três no Ceará e duas ficam no Pernambuco.  No dia do início dos trabalhos da CPI do Crime Organizado, nesta terça-feira, 4, o governador Jerônimo Rodrigues lançou um conjunto de medidas para fortalecer a Segurança Pública, por meio de investimentos, inteligência, integração e inclusão.

As novas medidas  incluem ampliação do efetivo policial, modernização de estruturas, mais investimentos em tecnologia e ações de promoção da cultura de paz. A iniciativa se soma ao trabalho que já vem sendo realizado em todo o estado na área de segurança pública, onde, segundo o Governo da Bahia, já foram investidos mais de R$ 1 bilhão, desde 2023.

Entre as ações estão concursos com 750 vagas para a Polícia Civil, convocações de 85 oficiais da Polícia Militar, 41 do Corpo de Bombeiros e 153 policiais penais, além da entrada em serviço de dois mil novos policiais militares até o fim do ano e o chamamento de 600 reservistas da PM. O conjunto de iniciativas também inclui a entrega de mais 500 novas viaturas até dezembro de 2025, a construção de 66 unidades operacionais das forças policiais e a ampliação em 1.756 vagas no sistema prisional baiano.

Jerônimo Rodrigues destacou que o fortalecimento da segurança pública tem sido prioridade desde o início da gestão e que os novos investimentos consolidam um modelo de atuação pautado em planejamento, valorização e presença do Estado. “Estamos seguindo com seriedade e compromisso para garantir mais segurança à população. Esses investimentos fortalecem o trabalho das polícias, melhoram as condições de quem atua na linha de frente e ampliam a nossa capacidade de prevenção e resposta. Segurança se faz com estrutura, inteligência e também com inclusão”, afirmou Jerônimo Rodrigues.

Segundo o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, as ações anunciadas reforçam a integração entre as forças e o compromisso com a melhoria constante do serviço prestado à população. “A Bahia está consolidando um novo patamar de estrutura e eficiência na segurança pública. Estamos investindo na ampliação do efetivo, na formação de novos profissionais e em tecnologia, garantindo respostas mais rápidas e qualificadas em todas as regiões do estado”, ressaltou Werner.

O que foi

Entre as próximas ações, o Governo da Bahia vai ampliar o Programa Bahia Pela Paz, transformando 149 escolas em espaços de esporte e cultura nos fins de semana e implantando 24 novos coletivos culturais até 2026. O Corra pro Abraço chegará a Ilhéus, Itabuna e Alagoinhas, e Salvador ganhará a Unidade Feminina de Semiliberdade e novas escolas reformadas em áreas prioritárias. Também estão previstas a construção de três Casas da Mulher Brasileira e três Centros Comunitários pela Vida (CONVIVE), a implantação do Policiamento Orientado pela Inteligência, a criação do novo Centro de Formação da PM e da nova sede do DPT.

Investimentos já realizados

Desde 2023, o Governo da Bahia vem promovendo investimentos com mais de R$ 1 bilhão investidos em novas unidades, equipamentos e tecnologia. Nesse período, foram incorporados 7.300 novos agentes entre concursos e convocações, além de 2.084 policiais militares e 422 bombeiros em formação. O Estado também entregou 6.300 viaturas, 20 mil coletes balísticos, 3.787 armas de grosso calibre e um novo helicóptero para o Corpo de Bombeiros.

A Bahia abriga hoje, segundo assessoria, o maior centro de operações integradas da América Latina, com 19 unidades interligadas em todo o território. O sistema de reconhecimento facial implantado em 81 municípios já contribuiu para mais de 3.700 prisões no primeiro semestre de 2025, e a instalação de câmeras corporais em unidades operacionais reforça a transparência e o controle.

( da redação com Ag. Bahia. Edição: Política Real)