31 de julho de 2025
ECONOMIA

Pela 7ª vez seguida cai a confiança da indústria, informa a FGV-IBRE

Veja mais números

Por Política Real com assessoria
Publicado em
FGV divulgou o índice da confiança Foto: Imagem do site da FGV-IBRE

(Brasília-DF, 29/10/2025) A Política Real teve acesso ao Índice de Confiança da Indústria (ICI) do FGV IBRE que caiu 0,7 ponto em outubro, para 89,8 pontos. Em médias móveis trimestrais, o índice recuou 1,7 pontos, para 90,2 pontos.

“Em outubro a confiança da indústria piorou pela sétima vez no ano, reforçando o sentimento de pessimismo no setor. Nas avaliações sobre o momento atual dos negócios, preocupa o alto nível dos estoques na maioria dos setores. Quanto ao futuro, o sentimento de pessimismo é notado em todas as categorias de uso, sobretudo nas produtoras de bens duráveis que são mais sensíveis aos reflexos da política monetária contracionista. O resultado da sondagem retrata à risca a complexidade do ambiente macroeconômico para o setor industrial que vem apresentando sinais de desaceleração da atividade no segundo semestre. Apesar da redução da incerteza e do bom momento do mercado de trabalho, a indústria segue pessimista e distante de um reaquecimento da demanda, indicando desaceleração nos últimos meses do ano.”, comenta Stéfano Pacini, economista do FGV IBRE.

Em outubro, houve queda da confiança em 7 dos 19 segmentos industriais pesquisados pela Sondagem. O resultado refletiu a piora tanto nas avaliações sobre a situação atual quanto nas expectativas em relação aos próximos meses. O Índice Situação Atual (ISA) caiu 0,8 ponto, para 94,2 pontos. O Índice de Expectativas (IE) retrocedeu 0,7 ponto, para 85,4 pontos, pior resultado desde junho de 2020 (75,8 pontos).

( da redação com informações de assessoria. Edição: Política Real)