Trump disse que admirava o perfil da carreira política de Lula e determinou iniciar processo de negociação bilateral Estados Unidos-Brasil
Veja a entrevista de Mauro Vieira após a reunião
Publicado em
(Brasília-DF, 26/10/2025) O chanceler do Brasil, chefe do Itamaraty, Mauro Vieira, nas primeiras declarações após o encontro, detalhou que as conversas continuam ainda neste domingo entre as duas equipes para uma possível suspensão da tarifa de 50%.
"Trump deu instruções para iniciar um processo de negociação bilateral, que deve começar ainda hoje. Teremos conversas com o objetivo de suspender as tarifas. Não haverá decisão hoje, mas as negociações serão iniciadas", disse Vieira a jornalistas após o encontro.
Trump disse admirar o perfil da carreira política de Lula.
"Os dois presidentes tiveram uma conversa muito descontraída, alegre até. O presidente Trump declarou admirar o perfil da carreira política do presidente Lula, já tendo sido duas vezes presidente da República, tendo sido perseguido no Brasil e tendo se recuperado, provado a sua inocência e voltado a se apresentar e vitoriosamente conquistado o seu terceiro mandato", disse Vieira.
Depois do encontro, o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Márcio Rosa, disse que a questão de Bolsonaro não foi discutida diretamente, mas que Lula abordou as sanções contra autoridades brasileiras.
A reunião entre Trump e Lula acontece durante a participação dos dois líderes na 47ª Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean).
( da redação com DW e BBC. Edição: Política Real)