31 de julho de 2025
OPINIÃO

A Oposição tem pressa!

Fim de ano é tempo de otimismo, é a tradição

Por Por Genésio Araújo Jr
Publicado em
O tempo corre! Foto: X

(Brasília-DF) Faltam, na prática, 9 semanas para as coisas pararem de acontecer na chamada caixa de ressonância nacional. Falo isso pois seria o tempo de vida parlamentar útil que teremos pela frente, até o encerramento do ano.

Na prática, dificilmente o presidente Lula irá perder popularidade que adquiriu nos últimos 60 dias. Haverá a finalização da votação da isenção do IR e um provável encontro do presidente brasileiro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, visto como uma tábua de salvação para a oposição bolsonarista.  Tudo indica que o pior para Lula, ao menos em 2025, já passou.

Fim de ano é tempo de otimismo, é a tradição.  Em janeiro, as pessoas se desligam da pauta política, se preparam para as contas de início de ano.

A Oposição, especialmente, a alimentada pelo Centrão, tem pressa para avançar sob pena de começar 2026 desorganizada.  A sociedade já sinalizou que está cansada de Lula, o antipetismo é forte, mas a maioria que decide não vai apostar mais em aventureiros como no passado recente.

O bolsonarismo com Bolsonaro vive seu pior momento. Existe um aparente desânimo do nome preferido dos ricos da Faria Lima, o governador Tarcísio de Freitas, que está abatido com as escolhas que fez e por estar amarrado ao bolsonarismo profundo, mesmo sendo para alguns a saída de uma Direita não-tóxica.

Quem sou eu para dar conselhos para a Direita!  O historiador Eric Hobsbawn, em seu ensaio “Pessoas Extraordinárias” contra como na verdade a história é movida não por pessoas excepcionais, mas por pessoas ordinárias que se transformam em “extraordinárias”.  Vamos dar um desconto pois o famoso historiador era de esquerda. Uma gente que vê o povo sempre mais poderosos que as elites.

As pessoas comuns quando caminham num mesmo rumo viram extraordinárias. Quem garante que as pessoas no Brasil, com maioria conservadora, não poderiam caminhar num mesmo rumo?

As dificuldades da Direita são grandes, mas não são instransponíveis. O bolsonarismo e os Bolsonaro insistindo numa anistia, relutando numa dosimetria de penas nos condenados, que não tem apoio no Senado, poderá fazer as coisas mais difíceis, mas cabe ao Centrão agir rápido.

Vimos nos últimos tempos acordos não cumpridos, demagogia, oportunismo, arrogância de parte a parte, entre outras maledicências em destaque.  Se a Oposição esperar para o final de novembro, quando deverá sair a decisão transitada em julgado dos condenados do núcleo crucial da tentativa de golpe de Estado, restará pouco tempo, para a decisão sobre o rumo da Direita.

Até lá mágoas vão se estabelecer - haverá tempo para o bem avaliado governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, ser visto além de sua terra?

Lula parece ter todo o tempo do Mundo, mas não tem.  A Oposição parece que não tem mais tempo para nada, mas pode ter!

O antipetismo continua queimando em terra de monturo.  Com Bolsonaro ou sem Bolsonaro, o fogo pode voltar, não duvide!

Por Genésio Araújo Jr, jornalista

 

e-mail: [email protected]