Fernando Haddad disse que apesar do governador Tarcísio de Freitas ter trabalhado contra a MP 1303/25, o Governo Federal não vai boicotar o Estado de São Paulo
Veja mais
Publicado em
( reeditado)
(Brasília-DF, 09/10/2025) O ministro Fernando Haddad, da Fazenda, numa conversa com os jornalistas à porta do Ministério da Fazenda, sobre as medidas que o Governo Federal poderá tomar para compensar as perdas de arrecadação face a perda da validade da MP 1303/25, disse que é necessário esperar uma avaliação sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias e de uma conversa com o presidente Lula, que só deverá tratar do assunto a partir do dia 15 de outubro.
Em seguida, ele disse que apesar apesar do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, ter trabalhado contra a MP nº 1303/25, importante para garantir contas públicas, o Governo Federal não vai descriminar o Estado de São Paulo.
Veja a entrevista de Fernando Haddad:
“Quero dizer com toda clareza, nós vamos continuar ajudando o Estado de São Paulo.
Da mesma maneira que nós fizemos em 2023, nós pagamos uma indenização para o Governo do Estado de São Paulo do calote do governo Bolsonaro, em março de 2023, em acordo com o governador Tarcísio. No ano passado, nós fizemos, junto ao presidente Rodrigo Pacheco, a renegociação da dívida do Estado de São Paulo. O Estado de São Paulo nunca teve um tratamento como teve por parte desse governo.
A orientação do presidente Lula sempre foi de jamais discriminar o governador pela sua maneira partidária. Então mesmo com a notícia que o governador do Estado agiu, na minha opinião, dentro das informações da sua reta, para proteger a Faria Lima, nós não vamos prejudicar o Estado de São Paulo. Nós vamos agir para atender os anseios dos paulistas da mesma maneira que fizemos até aqui.”
( da redação com informações de IA. Edição: Política Real)