31 de julho de 2025
PODER

União Brasil determina suspensão do mandato por 60 dias; ele deverá responder no Conselho de Ética sob risco de expulsão

União decidiu fazer intervenção no diretório estadual do partido no Pará

Por Politica Real com assessoria
Publicado em
Celso Sabino Foto: Arquivo da Política Real

(Brasília-DF, 08/10/2025) No final da manhã desta quarta-feira, 08, o União Brasil oficializou uma posição sobre a situação do ministro do Turismo, Celso Sabino (União-PA) que na anunciou saída do Governo Lula 3 após notificação para deixar o Governo Lula 3 sob risco de sanções partidárias, inclusive a expulsão, mas que continuou no Governo Federal.

A Comissão Executiva Nacional do União anunciou intervenção no diretório estadual do partido no Pará.  O partido será conduzido por uma comissão provisória interventiva.

Houve a decisão da suspensão cautelar de Celso Sabino de suas atividades partidárias por 60 dias. A medida será analisada com medida no Conselho de Ética do partido que terá como relator o deputado Fabio Schiochet (União-SC),

O União disse, na nota, que tem compromisso pela transparência, respeito à vontade dos filiados e fala em preservar a coerência com os seus “princípios e valores”.

Deferente do Progressistas, não foi dito que o partido não tem afinaidade política e nem programáticas com o Governo Lula.

O governador Ronaldo Caiado, do Goiás, defendia e expulsão sumária. Celso Sabino, que participou da reunião na sede do partido no Setor Hoteleiro Sul, em frnete ao famoso posto “Lava Jato”, disse que só iria responder Caido quando ele melhorasse nas pesquisas pré-eleitorais presidenciais.

“A permanência de ministros do União Brasil  no governo federal é algo inadmissível. Não se pode servir a dois senhores: ser soldado do Lula e ao mesmo tempo representar um partido que já declarou oposição ao governo.”, disse.

Veja a íntegra da nota:

( da redação com informações de assessoria e redes sociais. Edição: Política Real)