REAÇÃO: Hugo Motta, em nota, cele bra diplomacia brasileira após conversa de Lula com Donald Trump; veja mais reações
A fala dos dois gerou muitas reações
Publicado em
(Brasília-DF, 06/10/2025) Nesta segunda-feira, 06, à tarde, o Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Câmara dos Deputados, divulgou nota em que comemora a diplomacia com os Estados Unidos e defende os interesses nacionais.
Mais cedo, os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e dos Estados Unidos, Donald Trump, conversaram por telefone sobre as tarifas impostas pelos EUA a produtos brasileiros e discutiram um futuro encontro.
"Fico feliz em ver que o diálogo e a diplomacia estão prevalecendo entre Brasil e EUA. Quando o respeito e a conversa franca guiam nossas relações, todos saem ganhando. A Câmara segue atenta e pronta para trabalhar pelos interesses nacionais", afirmou Hugo Motta.
A nota do presidente da Câmara foi divulgada em seu perfil na rede social X.
Mais
Ao falar com jornalistas no início da tarde, Alckmin disse que a conversa foi "boa, descontraída, proveitosa e longa".
"Foi melhor até do que nós esperávamos, então estamos muito otimistas que a gente vai avancar", disse Alckmin.
"Vamos avancar para o ganha-ganha nesta relação com investimentos recíprocos e equacionamento da questão tarifária", declarou.
"Agora, teremos seus dedobramentos, com conversas entre o próprio presidente Lula e o presidente Trump, que até trocaram seus telefones pessoais, e entre as equipes."
Mais cedo, Haddad já havia dito à imprensa que o encontro foi "positivo".
Na rede social X, o ex-ministro da Secretaria de Comunicação do governo de Jair Bolsonaro (PL), o advogado Fábio Wajngarten, afirmou que a conversa entre os presidentes "não quer dizer absolutamente nada".
"A mera ligação entre chefes de estado que pensam e atuam de maneira absolutamente contrastantes não quer dizer absolutamente nada", escreveu ele.
"Passados 10 meses para esse contato de hoje, somente evidencia o quanto a política externa atual é retrógrada, lenta e sem nenhuma tecnicidade."
( da redação com informações de assessoria, redes sociais, Ag. Câmara. Edição: Política Real)