31 de julho de 2025
ECONOMIA

Banco Central abre consulta sobre ciclos de liquidação no Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB)

Veja mais

Por Politica Real com assessoria
Publicado em
Sede do Banco Central, em Brasília Foto: Rafa Neddermayer - Agência Brasil - EBC

(Brasília-DF, 01/10/2025) Nesta quarta-feira, 01, o Banco Central do Brasil anunciou que abriu tomada de subsídios para receber contribuições da sociedade sobre a redução dos ciclos de liquidação das operações no Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).

A medida busca identificar obstáculos, custos e benefícios de uma eventual migração, alinhando o país às discussões internacionais sobre o tema.

Diversas jurisdições já avançaram nesse processo. China, Índia, Estados Unidos, Canadá e México reduziram para D+1 o prazo de liquidação de ações e outros instrumentos financeiros antes realizados em D+2. União Europeia, Reino Unido, Suíça e Austrália também estudam a adoção dessa mudança para os próximos anos.

A experiência internacional mostra que prazos menores contribuem para reduzir riscos de crédito e liquidez, além de diminuir exigências de garantias e margens, fortalecendo a solidez do sistema. Ao mesmo tempo, a migração exige maior eficiência nos processos pós-negociação, podendo gerar custos adicionais e aumentar o risco de falhas operacionais.

Com a consulta, o Banco Central reforça o compromisso com um diálogo transparente entre regulador, agentes de mercado e sociedade. As informações coletadas subsidiarão estudos que orientarão futuras medidas, buscando um horizonte de tempo razoável para a adoção de ciclos mais curtos, de forma a equilibrar eficiência, custos e segurança para o SPB e seus participantes.

A tomada de subsídios nº 125/2025 poderá ser acessada no site do BCB durante 90 dias, até 30 de dezembro de 2025.

( da redação com informações de assessoria. Edição: Política Real)