31 de julho de 2025
PODER

Ratinho Junior celebra bom momento do Paraná que ganha destaque face recuo na política nacional do governador Tarcísio de Freitas

Nas redes sociais, ele destacou os números na saúde em momento que o Governo Federal tenta colocar seu programa “Mais Especialistas” para funcionar

Por Politica com redes sociais
Publicado em
Ratinho na Alemanha Foto: X de Ratinho Jr

(Brasília-DF, 27/09/2025) O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Jr, está este final de semana na Alemanha, à frente de um evento de investimentos chamado Paraná Day, Nas redes sociais, ele comemorou ida na sede da Volkswagen, que deverá desenvolver um de seus modelos novos no Paraná.

Ontem, 26, ele destacou, também, o Paraná Day.

“Assinamos um termo de cooperação com a ONU-Habitat e lançamos o Paraná Hub: o primeiro da América Latina reconhecido pela ONU. O Paraná mostrando que é referência em desenvolvimento sustentável!?”, disse.,

Neste semana, o governador Ratinho Junior ganhou mais proeminência pois o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), fez declarações de que está focado numa reeleição e nas pautas de São Paulo, abrindo caminho para uma candidatura de Ratinho Jr à presidência da República como uma candidato da Faria Lima.

Ratinho comemorar os índices positivos de seu Governo.

Nas redes sociais, ele destacou os números na saúde em momento que o Governo Federal tenta colocar seu programa “Mais Especialistas” para funcionar.

“ O Paraná acelera nas cirurgias eletivas! Realizamos mais de 370 mil procedimentos no 1º semestre de 2025, um aumento de 41% em relação a 2021. Graças ao programa Opera Paraná que reduz filas e leva mais saúde à população.”, disse.

Educação

Nesta semana, o Paraná comemorou dados do Anuário da Educação Básica do Brasil, divulgada nesta quinta-feira ,25, pelo instituto Todos Pela Educação.

Os dados mostram que o Estado do Paraná reduziu pela metade tanto a proporção de alunos com atraso escolar quanto a taxa de abandono, alcançando posições de destaque no cenário nacional.

No ensino fundamental II, a taxa de abandono caiu de 2,7% em 2014 para apenas 0,2% em 2024. Com esse resultado, o Paraná assumiu a liderança nacional, à frente da média da região Sul (0,5%) e distante da média brasileira (3,5%). Há dez anos, o Estado ocupava apenas a 10ª posição nesse ranking.

No ensino médio, também houve avanço expressivo: o abandono passou de 6,8% para 1,3% no mesmo período, uma redução de 80,8%. Com isso, o Paraná subiu da 8ª para a 4ª posição nacional, atrás apenas de Pernambuco (0,7%), Espírito Santo (1,1%) e Goiás (1,2%). O índice estadual também é melhor que as médias da região Sul (3,1%) e do Brasil (3,2%).

Outro destaque é a redução do atraso escolar. Entre os alunos do ensino médio, o percentual de estudantes com dois ou mais anos de defasagem caiu de 20,9% em 2014 para 10,6% em 2024. O resultado coloca o Paraná na 2ª posição nacional, atrás apenas de São Paulo (9,5%). A média brasileira é de 17,8%, enquanto a média do Sul é de 16%.

Nos anos finais do ensino fundamental, a queda foi semelhante: de 18,9% em 2014 para 9,7% em 2024, o 4º menor índice do País, bem abaixo da média nacional (15,7%) e da Região Sul (13,9%).

Mais

A divulgação dos novos dados do Anuário da Educação Básica também confirmaram outros bons indicadores do sistema de ensino paranaense, especialmente em questões relacionadas à infraestrutura. Apenas no 1º semestre de 2025, o Governo do Paraná destinou, por meio da Seed, R$ 1 bilhão para melhorias na infraestrutura das escolas paranaenses e outros R$ 132 milhões em reformas para 1.600 colégios.

O Paraná é o estado brasileiro com a maior proporção de escolas que contam com laboratórios de ciências, com 77,1% das unidades dos anos finais do ensino fundamental e 83,5% das escolas de ensino médio equipadas com laboratórios, índices bem acima da média nacional, que é de 26,9% e 46,9%, respectivamente.

O Estado também possui o maior percentual de escolas equipadas com laboratórios de informática entre todos os 27 entes federativos. Das unidades escolares que ofertam os Anos Finais do Ensino Fundamental, 88,4% contam com a infraestrutura para aprendizagem com equipamentos de informática. No Ensino Médio, esse número salta para 90,9%. Para efeito de comparação, a média brasileira é de 46,8% e 73%, respectivamente.

( da redação com informações de assessoria. Edição: Política Real)