Davi Alcolumbre, em desabafo no plenário, diz que o procuram para “algum problema, criando algum transtorno, agredindo alguém, ofendendo alguém, puxando um assunto que não é um assunto do Brasil”
Veja mais
Publicado em
(Brasília-DF, 17/09/2025) O senador Davi Alcolumbre (União-AP), presidente do Senado e do Congresso, voltou a comandar os trabalhos do plenário da sessão do Senado Federal no meio da tarde desta quarta-feira, 17, após alegar que teve uma mal estar estomacal no início da semana. Durante um debate proposto pelo senado Izalci Lucas (PL-DF), que tratava de terceirizados no Senado Federal, um tema administrativo, aproveitou para fazer um desabafo.
Ele disse que que não se trata de assuntos importantes para o país pois só se trata de pedido de anistia e de pedido de impeachment de ministro do STF.
“Porque todos os dias, de manhã, de tarde e de noite, aparece alguém com alguma ideia, criando algum problema, criando algum transtorno, agredindo alguém, ofendendo alguém, puxando um assunto que não é um assunto do Brasil, e aí a gente não consegue, de fato, resolver esses problemas que a gente precisa deliberar da pauta do Senado, da Mesa Diretora, das conversas nas Comissões.”, disse.
Confira a maior parte da fala de Alcolumbre:
“Eu me dedico a buscar soluções para os problemas que nós estamos vivenciando no Brasil.
Só para uma reflexão, Senador Jayme, na volta do recesso parlamentar, eu encontrei Senadores acorrentados à Mesa Diretora do Senado, tirando a possibilidade de nós trabalharmos.
Nós estamos, Senador Izalci, com muitos problemas ao mesmo tempo: nós estamos com os problemas daqueles que falam que vão obstruir 24 horas por dia para não votar mais nada, nós estamos com os problemas daqueles que não querem votar a legislação porque ficam se atendo aos debates, seja do Judiciário, seja de impeachment de ministro do Supremo, seja de anistia.
Então, está impossível... Isto aqui é um desabafo: está impossível tentar contornar situações como essa, de uma reunião da Mesa Diretora do Senado Federal, para a gente tratar a questão dos terceirizados, que é plenamente viável e possível, mas não consegue reunir porque todos os dias, de manhã, de tarde e de noite, aparece alguém com alguma ideia, criando algum problema, criando algum transtorno, agredindo alguém, ofendendo alguém, puxando um assunto que não é um assunto do Brasil, e aí a gente não consegue, de fato, resolver esses problemas que a gente precisa deliberar da pauta do Senado, da Mesa Diretora, das conversas nas Comissões. A gente está sendo atropelado e dragado por uma mesma conversa desde a última eleição.
Então, eu queria fazer essa ponderação a V. Exa. e me comprometer, porque nós vamos convocar uma reunião da Mesa Diretora para tratarmos de todos os assuntos que estão pendentes para deliberarmos, inclusive esse.
Eu peço para a Secretária Daniella que convoque a Mesa, querida Senadora Daniella, ou numa segunda feira ou numa sexta. Escolha uma data, converse com os membros da Mesa. O Senador Laércio está aqui, é membro da Mesa, nós vamos conversar com o Senador Eduardo Gomes, vamos conversar com o Senador Humberto Costa, com a Senadora Ana Paula, para a gente organizar uma reunião da Mesa Diretora para a gente tratar desse assunto, que é muito importante.”,, disse.
( da redação com informações de assessoria. Edição: Política Real)