DESTAQUES DO DIA: Mercados globais em alta e no Brasil expectativa da divulgação do IPCA de agosto
Publicado em
(Brasília-DF, 08/09/2025) A Política Real teve acesso ao relatório “Moorning Call” da XP Investimentos apontando que os mercados globais estão em alta e no Brasil atenção para divulgação do IPCA de agosto e das pesquisas PMS e PMC de agosto.
Veja mais:
Nesta segunda-feira, os futuros nos Estados Unidos operam em alta (S&P 500: 0,3%; Nasdaq 100: 0,4%), em semana de divulgação de dados de inflação e crescente expectativa por corte de juros, precipitada pela piora de dados de mercado de trabalho. No campo político, atenções se concentram ao redor das notícias sobre o julgamento da legalidade das tarifas pela suprema corte.
As bolsas da Europa operam em alta (Stoxx 600: 0,4%), em dia que deve ser conduzida a votação de confiança no primeiro-ministro francês. A expectativa é que Bayrou falhe, provocando dissolução do atual governo e a escolha de um novo primeiro-ministro por Macron, diante da divisão do congresso e dificuldade de aprovação de orçamento. No Japão, o primeiro-ministro Ishiba renunciou ao seu cargo após derrota eleitoral, e as bolsas fecharam em alta (Nikkei 225: +1,5%). Na China, as bolsas também fecharam positivas, (CSI 300: 0,2%; HSI: 0,9%) em dia de anúncios de investimentos em IA e expectativa de novos estímulos diante de dados fracos de comércio.
Economia
Na China, o superávit comercial de agosto foi de US$ 102,3 bilhões, abaixo dos meses anteriores. As exportações para os Estados Unidos caíram 33,1%, enquanto aumentaram para Ásia, África e América Latina. A incerteza sobre tarifas e as pressões estruturais mantêm riscos elevados para a economia chinesa. No Japão, o primeiro-ministro, Shigeru Ishiba, anunciou sua renúncia ao cargo de líder do Partido Liberal Democrata. Na Argentina, o presidente Javier Milei teve derrota significativa na província de Buenos Aires. A derrota enfraquece a base de Milei às vésperas das eleições nacionais de outubro, em um cenário de tensões sociais e pressões no Congresso. Na França, o governo enfrentará nesta segunda-feira um voto de confiança sobre o plano fiscal do primeiro-ministro François Bayrou. Caso seja rejeitado, Bayrou terá de renunciar ao presidente Emmanuel Macron.
Na agenda internacional dessa semana, o destaque será a divulgação de dados de inflação ao consumidor (CPI) e produtor (PPI) nos Estados Unidos – ambos referentes a agosto. Na Zona do Euro, o Banco Central Europeu (BCE) deverá manter as taxas básicas de juros no atual patamar, mas a comunicação oficial será relevante. Por fim, o governo da China publicará os indicadores de inflação de agosto.
IBOVESPA +1,17% | 142.640 Pontos. CÂMBIO -0,66% | 5,41/USD
Ibovespa
O Ibovespa encerrou a semana passada em alta de 0,9% em reais e em dólares, aos 142.640 pontos.
O principal destaque positivo da semana foi Cosan (CSAN3, +24,8%), após a companhia anunciar que, como parte de seu plano de melhoria da estrutura de capital, está em busca de novos investidores para a Raízen (RAIZ4, +9,4%).
Na ponta negativa, Brava (BRAV3, -8,6%) recuou, acompanhando a queda nos preços do petróleo.
Renda Fixa
No comparativo semanal, os juros futuros encerraram com fechamento da curva. Esse movimento refletiu o aumento da perspectiva de início do ciclo de corte de juros nos EUA. As taxas de juro real tiveram queda, com os rendimentos das NTN-Bs com vencimento em 2030 consolidando-se em patamares próximos a 7,82% a.a. (vs. 7,86% na semana anterior). O DI jan/26 encerrou em 14,89% (inalterada 0bps no comparativo semanal); DI jan/27 em 13,92% (- 5bps); DI jan/29 em 13,16% (- 4,5bps); DI jan/31 em 13,48% (- 3bps); DI jan/35 em 13,71% (- 0,5bps). Nos EUA, os rendimentos das Treasuries de dois anos terminaram em 3,51% (-8,0bps vs. semana anterior), enquanto os de dez anos em 4,10% (-13bps).
IFIX
O Índice de Fundos Imobiliários (IFIX) encerrou a sexta-feira em alta de 0,43%, acumulando valorização de 0,69% na primeira semana de setembro. O movimento foi impulsionado, principalmente, pelo bom desempenho dos fundos de papel, que apresentaram avanço médio de 0,71% na sessão, enquanto os fundos de tijolo registraram ganho médio de 0,33%.
Entre as maiores altas do dia, destacaram-se KIVO11 (5,3%), SNFF11 (2,4%) e MCCI11 (2,1%). Já entre as principais quedas, figuraram BLMG11 (-6,8%), CACR11 (-5,1%) e PVBI11 (-0,8%)
No Brasil, as atenções estarão voltadas à divulgação do IPCA de agosto. Do lado da atividade econômica, serão conhecidas as vendas no varejo (PMC) e as receitas de serviços (PMS) referentes a julho. Na seara política, amanhã será retomado o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro.
( da redação com informações de assessoria. Edição: Política Real)