Lula recebeu ligação da Vladimir Putin que teria relatado sobre as tratativas de uma acordo sobre um cessar fogo com a Ucrânia a partir de articulação dos Estados Unidos; órgão ligado ao Governo da Rússia não tratou sobre atuação com os BRICS
Putin Relatou a Lula sobre recente conversa com o enviado especial dos Estados Unidos, Steven Witkoff.
Publicado em
(Brasília-DF, 09/08/2025). Na manhã deste sábado, 09, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, telefonou para o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva na para relatar, segundo a Suptnik News, ao chefe de Estado brasileiro como foi sua reunião com o enviado especial dos Estados Unidos, Steven Witkoff.
Durante o encontro com o norte-americano, Putin discutiu as tratativas de paz para o conflito ucraniano e a relação bilateral com os Estados Unidos. A partir dele, também, se firmou um encontro de Putin com o presidente estadunidense Donald Trump. O encontro, segundo divulgou o presidente dos EUA será no Alaska. Putin, segundo interlocutores, queria que o encontro fosse nos Emirados Árabes Unidos.
O governo do Brasil divulgou a seguinte nota após a conversa dos dois presidentes.
Lula, segundo o Itamaraty, disse que eles conversaram sobre uma ação conjunta dos BRICS para enfrentar o “atual cenário político e econômico internacional”, numa clara referência ao tarifaço.
‘O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu neste sábado, 9 de agosto, telefonema do presidente da Rússia, Vladimir Putin. Na ligação, que durou cerca de 40 minutos, o presidente Putin compartilhou informações a respeito de suas discussões em curso com os Estados Unidos e os recentes esforços pela paz entre Rússia e Ucrânia. O presidente Putin agradeceu o empenho e interesse do Brasil nesse tema. O presidente Lula enfatizou que o Brasil sempre apoiou o diálogo e a busca de uma solução pacífica e reafirmou que o seu governo está à disposição para contribuir com o que for necessário, inclusive no âmbito do Grupo de Amigos da Paz, lançado por iniciativa de Brasil e China.
Os presidentes também discutiram o atual cenário político e econômico internacional. Falaram sobre a cooperação entre ambos os países no âmbito do BRICS. O presidente Putin parabenizou o Brasil pelos resultados da Cúpula do BRICS realizada nos dias 6 e 7 de julho no Rio de Janeiro.
Na esfera bilateral, reforçaram a intenção de organizar a próxima edição da Comissão de Alto Nível de Cooperação Brasil-Rússia ainda este ano.
( da redação com informações de assessoria. Edição: Política Real)