Donald Trump diz que o Brasil “não tem sido bom para nós, nada bom” e que promete divulgar números sobre o país e que adotará novas tarifas
Veja mais
( Publicada originalmente às 15 h 30 do dia09/07/2025)
(Brasília-DF, 10/07/2025). Nesta quarta-feira, 9, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que uma nova tarifa será imposta sobre as importações americanas vindas do Brasil ainda nesta quarta ou na quinta-feira ,10, pela manhã.
A afirmação foi feita quando Trump disse que adotará novas tarifas para diferentes países, citando o Brasil diretamente.
"O Brasil, por exemplo, não tem sido bom para nós, nada bom. Vamos divulgar um número do Brasil, acho que ainda esta tarde ou amanhã de manhã", afirmou, durante evento com líderes da África Ocidental na Casa Branca.
Em abril, a Trump anunciou um tarifaço, elevando a tributação sobre importações vindas de diversos países, mas depois adiou a entrada em vigor de muitas delas.
No caso brasileiro, foi anunciada uma taxa extra de 10% para os produtos vendidos aos EUA, que entrou em vigor em 2 de abril.
A taxa foi considerada positiva para o país, já que, dentre as alíquotas extras aplicadas, esse foi o patamar mais baixo. Ainda assim, o governo brasileiro tinha esperança de reverter esse aumento por meio de negociações.
Nesta semana, o governo Trump começou a enviar cartas para países avisando da retomada da alta das tarifas, nos casos em que não seja alcançado um acordo comercial com os EUA. O Brasil ainda não recebeu essa comunicação.
( da redação com informações da BBC. Edição: Política Real)