31 de julho de 2025
Brasil e Poder

PRAGMATISMO: Xi Jing, ao lado com Pedro Sanches, da Espanha, conclama a Europa a defender a globalização junto com a China; Pedro Sanchez diz que política externa da Espanha não é contra ninguém

Veja mais

Publicado em
4e4e38a06ce1ab2059832d54df63fd2e.jpeg

Com agências.

(Brasília-DF, 11/04/2025). Nesta sexta-feira, 11, o presidente chinês, Xi Jinping se reuniu com o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, em Beijing e afirmou qu não há vencedor em uma guerra tarifária, e ir contra o mundo só resultará em autoisolamento.

Xi disse que, nos últimos mais de 70 anos, a China alcançou o desenvolvimento através de autossuficiência e luta árdua, nunca dependendo da misericórdia dos outros e ainda menos temendo qualquer repressão irracional.

Ele acrescentou que, não importa como o mundo externo mude, a China permanecerá confiante e concentrada em fazer bem seus próprios assuntos.

Observando que tanto a China quanto a União Europeia (UE) são as principais economias do mundo e firmes defensores da globalização econômica e do livre comércio, Xi disse que os dois lados formaram uma estreita relação de simbiose econômica, com sua produção econômica combinada excedendo um terço do total mundial.

Ele pediu que a China e a UE cumpram suas responsabilidades internacionais, trabalhem juntas para proteger a globalização econômica e o ambiente de comércio internacional e resistam juntos ao bullying unilateral.

Isso não apenas salvaguarda os direitos e interesses legítimos da China e UE, mas também serve para manter a equidade e a justiça dentro da comunidade internacional, ao mesmo tempo que defende as regras e a ordem internacionais, disse Xi.

Sánchez disse que a China é uma parceira importante da UE e que a Espanha sempre apoiou o desenvolvimento estável das relações UE-China.

Observando que a UE está comprometida com o comércio aberto e livre, defende o multilateralismo e se opõe a aumentos unilaterais de tarifas, Sánchez disse que não há vencedor em uma guerra comercial.

A política externa da Espanha não é contra ninguém; é em defesa do entendimento entre os países, da ordem multilateral e do livre comércio", disse Sánchez em entrevista coletiva ao final de sua visita à Embaixada da Espanha em Pequim.

Diante da situação internacional complexa e desafiadora, a Espanha e a UE estão dispostas a fortalecer a comunicação e a coordenação com a China para manter a ordem comercial internacional, enfrentar os desafios, incluindo as mudanças climáticas e a pobreza, e salvaguardar os interesses comuns da comunidade internacional, disse ele.

A relação com os EUA

Sánchez defendeu o "fortalecimento e o equilíbrio da relação econômica e comercial" entre China e Espanha, e insistiu que sempre deixou claro que seu país quer "continuar a desenvolvê-los com base no equilíbrio e na reciprocidade".

"Estamos comprometidos com o comércio aberto e continuamos a defender um relacionamento mais equilibrado", observou ele, observando, em referência aos Estados Unidos, que "a Espanha é um participante ativo na construção do vínculo transatlântico".

( da redação com agencias.  Edição: Política Real)