31 de julho de 2025
Brasil e Economia

ECONOMIA: Setor de serviços avançou 0,8% em fevereiro de 2025; um avanço destacado comparado com janeiro, informa PMS do IBGE

Veja mais números

Publicado em
ea95a213b85ae8f6feec1e663174b46d.png

( Publicada originalmente às 10h 00 do dia 10/04/2025) 

(Brasília-DF, 11/04/2025) Nesta manhã desta quinta-feira, 10, o IBGE divulgou a sua Pesquisa Mensal do Serviços( PMS) referente a fevereiro de 2025.

O volume de serviços no Brasil cresceu 0,8% frente ao mês anterior, na série com ajuste sazonal. Com isso, o setor se encontra 16,2% acima do nível pré-pandemia (fevereiro de 2020) e 1,0% abaixo do ponto mais alto da série histórica (outubro de 2024).

Na série sem ajuste sazonal, frente a fevereiro de 2024, o volume de serviços avançou 4,2%, sua 11ª taxa positiva consecutiva. O acumulado no ano foi de 2,6% e o acumulado em 12 meses em fevereiro de 2025 (2,8%) repetiu o ritmo de crescimento verificado no mês anterior (2,8%).

A expansão de 0,8% do volume de serviços em fevereiro de 2025, na série com ajuste sazonal, foi acompanhada por quatro das cinco atividades investigadas, com destaque para o setor de informação e comunicação (1,8%), que registrou o quarto resultado positivo seguido, com ganho acumulado de 4,0%. Os demais avanços ficaram com os serviços profissionais, administrativos e complementares (1,1%), os outros serviços (2,2%) e os prestados às famílias (0,5%), com o primeiro setor recuperando parte da perda verificada nos três meses anteriores (-3,8%), o segundo emplacando um crescimento acumulado de 5,0% nos dois primeiros meses do ano, e o último recobrando uma pequena parcela do revés verificado em janeiro (-3,3%).

Em sentido oposto, os transportes (-0,1%) apontaram a única taxa negativa de fevereiro de 2025, após terem recuado 1,8% em janeiro.

A média móvel trimestral foi de 0,1% no trimestre encerrado em fevereiro de 2025, frente ao mês anterior. Entre os setores, ainda na série com ajuste sazonal, o comportamento ligeiramente positivo do setor de serviços foi sustentado por apenas uma atividade: informação e comunicação (1,2%). Outros três setores mostraram retração: transportes (-0,5%), serviços prestados às famílias (-0,3%) e profissionais, administrativos e complementares (-0,1%). Por sua vez, os outros serviços (0,0%) ficaram estáveis.

Serviços crescem em 21 das 27 unidades da federação em fevereiro

Regionalmente, a maior parte (21) das 27 unidades da federação assinalou expansão no volume de serviços em fevereiro de 2025, na comparação com o mês imediatamente anterior, acompanhando o avanço observado no resultado do Brasil (0,8%).=

Os maiores impactos positivos vieram de São Paulo (0,8%) e do Mato Grosso (24,9%), seguidos por Distrito Federal (9,2%), Amazonas (14,2%) e Santa Catariana (2,1%). Já as principais influências negativas vieram de Rio de Janeiro (-0,9%), Minas Gerais (-0,6%) e Espírito Santo (-1,8%).

Atividades turísticas avançam 2,9% em fevereiro

Em fevereiro de 2025, o índice de atividades turísticas cresceu 2,9% frente ao mês imediatamente anterior, após ter recuado 6,1% em janeiro. Com isso, o segmento de turismo se encontra 9,7% acima do patamar de fevereiro de 2020 e 3,4% abaixo do ápice da sua série histórica, alcançado em dezembro de 2024.

Dez dos 17 locais pesquisados acompanharam este movimento de expansão verificado na atividade turística nacional (2,9%). A contribuição positiva mais relevante ficou com o Rio de Janeiro (3,1%), seguido por Paraná (6,5%), Minas Gerais (1,7%) e Espírito Santo (5,8%). Em sentido oposto, São Paulo (-0,9%), Bahia (-3,2%) e Goiás (-5,2%) apontaram as principais perdas do turismo. 

Catorze das 17 unidades da federação onde o indicador é investigado mostraram avanço nos serviços voltados ao turismo, com destaque para São Paulo (8,6%), seguido por Rio de Janeiro (11,6%), Santa Catarina (13,7%), Paraná (9,9%) e Minas Gerais (3,7%). Em contrapartida, Rio Grande do Sul (-4,0%), Alagoas (-6,0%) e Mato Grosso (-4,4%) exerceram os principais impactos negativos do mês.

No acumulado do primeiro bimestre de 2025, o agregado especial de atividades turísticas subiu 5,3% frente a igual período de 2024, impulsionado, sobretudo, pelos aumentos de receita obtidos por empresas dos ramos de transporte aéreo de passageiros; restaurantes; e serviços de reservas relacionados a hospedagens. Treze dos 17 locais investigados também registraram taxas positivas, onde sobressaíram os ganhos vindos de São Paulo (6,1%) e do Rio de Janeiro (9,0%), seguidos por Santa Catarina (11,4%), Bahia (6,4%) e Paraná (5,9%). Por outro lado, Rio Grande do Sul (-5,1%) liderou as perdas do turismo, seguido por Mato Grosso (-8,4%) e Alagoas (-4,3%).

Transportes de passageiros (0,8%) e de cargas (1,2%) apresentam crescimento

Em fevereiro de 2025, o volume de transporte de passageiros no Brasil registrou expansão de 0,8% frente ao mês imediatamente anterior, na série livre de influências sazonais, após ter recuado 5,8% em janeiro último. Dessa forma, o segmento se encontra, nesse mês de referência, 0,6% abaixo do nível de fevereiro de 2020 (pré-pandemia) e 23,7% abaixo de fevereiro de 2014, ponto mais alto da série histórica.

Por sua vez, o volume do transporte de cargas subiu 1,2% em fevereiro de 2025, recuperando parte da perda de 3,2% verificada entre novembro de 2024 e janeiro e 2025. Dessa forma, o segmento se situa 7,7% abaixo do ponto mais alto de sua série, alcançado em julho de 2023. Com relação ao nível pré-pandemia, o transporte de cargas está 33,9% acima de fevereiro de 2020.

(da redação com informações de assessoria. Edição: Política Real)