“A construção é o alicerce em que o Brasil se fortalece”, disse ao no evento internacional da indústria da construção
Veja mais
( Publicada originalmente às 13h 59 do dia 08/04/2025)
(Brasília-DF, 09/04/2025) Na manhã desta terça-feira, 08, em São Paulo(SP), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da abertura do 100º Encontro Internacional da Indústria da Construção (Enic). O Enic é realizado dentro da Feicon, feira que é referência para o setor da construção. Ele reúne empresas, profissionais, lançamentos e inovações tecnológicas do mercado. Com mais de 1 mil marcas expositoras, são esperados mais de 100 mil visitantes vindos de 70 países nos quatro dias do evento
Segundo Lula, o crescimento do conhecimento científico e tecnológico demonstra que o setor da construção civil continuará sendo um segmento de ponta no Brasil e reconheceu que é necessário acelerar a construção de unidades habitacionais em todo o país. “Meu governo foi o que mais construiu casas. Desde que começamos o Minha Casa, Minha Vida, já fizemos quase 8 milhões de casas, mas ainda temos um déficit de sete (milhões). Isso significa que precisamos fazer muito mais e dar um salto de qualidade naquilo que nós fizemos”, disse.
Lula falou mais:
“É uma honra celebrar nesta manhã o centésimo Encontro Nacional da Indústria da Construção, num momento tão extraordinário para o Brasil.
Governo e iniciativa privada estão unindo esforços e competências para mudarem os rumos do país. Este encontro, em parceria com a FEICON, simboliza a força da indústria da construção, sua trajetória de crescimento e inovação. Sozinhos, nem governo nem iniciativa privada seriam capazes de realizar o que estamos fazendo juntos.
A indústria da construção civil é um dos setores estratégicos do programa Nova Industria Brasil. São R$ 1,4 trilhão de reais só para áreas da construção civil e mais de R$ 3 trilhões em investimentos públicos e privados para a produção nacional, no total, até 2029. Em 2024, atingimos o 2º maior crescimento da indústria nos últimos dez anos. E o maior investimento
A construção civil é o alicerce sobre o qual o Brasil se fortalece, um setor essencial do desenvolvimento. Cada obra representa oportunidades de negócios, empregos gerados, infraestrutura aprimorada e qualidade de vida ampliada para milhões de brasileiros. Estamos chegando a 3 milhões de trabalhadores no setor, voltando ao patamar de 2015. Temos quase 1 milhão de empregos formais a mais na comparação com 2020.”, disse.
O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Renato Correia, afirmou que o momento atual vivido pelo setor é propício para inovação e parcerias com outros países. “Inovamos consolidando uma abordagem internacional, aproveitando a atuação de nossa entidade em diversos fóruns globais do setor. Por isso, renovamos seu nome para Encontro Internacional da Construção”, destacou.
Além disso, Renato Correia antecipou que as iniciativas das diversas instâncias do Poder Público federal serão abordadas no evento. “E norteará a articulação dos avanços que manterão o setor como protagonista do crescimento brasileiro, com inclusão social e oportunidade para todos”, frisou.
“O presidente Lula sempre será lembrado por ter construído um dos mais importantes e eficazes projetos de apoio à população menos favorecida: o Minha Casa, Minha Vida, cuja formulação a CBIC tem muito orgulho de ter participado e ter tirado milhões de pessoas da vulnerabilidade, entregando dignidade, segurança, cidadania, por meio da moradia”, celebrou Correia.
O presidente da Confederação Nacional da Indústria, Ricardo Alban, exaltou alguns dos programas do Governo Federal que fortaleceram e impulsionaram o desenvolvimento industrial nacional. “Agradeço à Nova Indústria Brasil (NIB), o Programa Mover, o programa de depreciação acelerada e tantos outros que fizeram que a indústria voltasse a ser servida em uma mesa decente e produtiva. E trabalhamos muito para que isso acontecesse”, assinalou. “É o momento da indústria dar a volta por cima.”
( da redação com informações de assessoria. Edição: Política Real)