31 de julho de 2025
Brasil e Economia

Em temporada de frentes econômicas, Frente Parlamentar Brasil Competitivo retoma iniciativas, lança Agenda Legislativa 2025 e empossa deputado Júlio Lopes no comando

Veja mais

Publicado em
ad9cb6ce86ad6015aac946daa6b91836.jpeg

(Brasília-DF, 26/03/2025). Início de seção legislativa, como se chama um ano em cada legislatura, é tempo de retomada das chamadas frentes parlamentares. As frente ligadas as questões econômicas estão em moda no Congresso Nacional.

Na última terça-feira, 25, foi retomada, na prática, a Frente Parlamentar Brasil Competitivo (FPBC) que lançou a sua Agenda Legislativa 2025 e empossou a nova diretoria para o biênio 2025-2026

O deputado Julio Lopes (Progressistas-RJ) assumiu a presidência, destacando o compromisso da FPBC com a diversidade partidária e a transversalidade temática. A nova diretoria agora é composta por 20 parlamentares de 11 partidos diferentes.

Julio Lopes, em sua fala, ressaltou a importância do engajamento político para transformar a realidade do país: "Nada é mais importante do que o cidadão chamar a si a responsabilidade para mudar as coisas. A Frente Brasil Competitivo está fazendo isso no Congresso, promovendo a boa política que vai transformar o Brasil em um país mais justo, desenvolvido e inclusivo. É uma honra suceder meu amigo Arnaldo Jardim nesta missão."

A Agenda Legislativa lançada contempla seis grandes áreas estratégicas:

Regulamentação da Reforma Tributária, Transformação Digital e Inteligência Artificial, Eficiência do Estado e fortalecimento das agências reguladoras, Segurança Pública e combate aos mercados ilegais, Nova Lei de Concessões e PPPs e a Política Nacional de Economia Circular. São, ao todo, 39 iniciativas legislativas – entre Projetos de Lei e PECs – abrangendo tópicos como economia verde, empreendedorismo, educação, infraestrutura e energia, inovação, relações trabalhistas, segurança jurídica, micro e pequenas empresas, reindustrialização, eficiência na gestão pública e transformação digital.

O deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), ao transmitir o cargo ao novo presidente,

agora diretor de Economia Verde da FPBC, destacou avanços obtidos nos últimos anos, como a implementação da depreciação acelerada e o apoio a projetos ligados aos biocombustíveis e ao fortalecimento das agências reguladoras. “Se vale o que já foi feito, muito mais valerá o que está por vir. Temos grandes desafios pela frente, que estarão em boas mãos com o deputado Julio Lopes”, afirmou Jardim.

O deputado Vitor Lippi (PSDB-SP), vice-presidente da FPBC, reforçou a necessidade de o Brasil transformar suas vantagens comparativas em vantagens competitivas concretas. “Precisamos acreditar mais no nosso país. Acreditar no Brasil é acreditar, acima de tudo, nos brasileiros”, pontuou.

Durante o evento, Jorge Gerdau Johannpeter, presidente do Conselho Superior do Movimento Brasil Competitivo (MBC), destacou a relevância da agenda proposta, especialmente diante do impacto que a falta de competitividade tem sobre a renda dos trabalhadores brasileiros.

“Precisamos avançar com urgência em reformas como a tributária, que chegam com décadas de atraso ao Brasil em comparação com países desenvolvidos”, enfatizou Gerdau.

O lançamento reforça o papel da FPBC como uma plataforma essencial para o diálogo entre poder público, setor produtivo e sociedade civil em busca de soluções para o desenvolvimento e a competitividade sustentável do país.

(da redação com informações de assessoria. Edição: Política Real)