REUNIÃO MINISTERIAL: Lula, ao lado da esquipe econômica, grava vídeo ao lado de Gabriel Gaíípolo que “jamais, jamais” haverá interferência da Presidência da República no Banco Central
Veja mais
(Brasília-DF, 20/12/2024) Tinha sido divulgado pelo Planalto que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que retornou à Brasília nessa quinta-feira, 19, iria realizar uma “reunião ministerial” de encerramento de ano, mas ele acabou fazendo um encontro, sem a solenidade de reunião, no Palácio do Alvorada. Ele recebeu ministros, mas o ponto alto foi que ele gravou um depoimento afirmando que o Banco Central será totalmente autônomo na gestão de Gabriel Galípolo, que assume o comando da autarquia em janeiro.
Lula, ao lado de sua equipe econômica, ministro Fernando Haddad, da Fazenda, Simone Tebet, do Planejamento, e Rui Costa, da Casa Civil, saudou a chegada de Gabriel Galípolo ao comando do Banco Central. O vídeo divulgado nas redes sociais do presidente da República foi gravado na biblioteca do Alvorada.
Lula disse para Galípolo que ele será o maior presidente do BC da história e que terá total independência para conduzir a política monetária da instituição que é gestora oficial da autoridade monetária do país. Ele segura a mão de Gallípolo e diz que jamais haverá interferência da presidência no BC.
“Eu quero que você saiba que jamais, jamais, haverá da parte da presidência qualquer interferência no trabalho que você tem que fazer no Banco Central.”, disse.
Veja a íntegra da declaração:
“Querida ministra Simone, querido ministro Haddad e querido ministro Rui Costa, não sei se vocês já se deram conta do porquê que eu estou fazendo essa pequena conversa com vocês.
É que hoje nós estamos oferecendo um presente, uma novidade ao Brasil. Esse jovem chamado Gallipolo está assumindo a presidência do Banco Central.
Eu queria dizer para o Gallipolo que seguimos mais convictos que nunca que a estabilidade econômica e o combate à inflação são as coisas mais importantes para proteger o salário e o poder de corpo das famílias brasileiras.
Tomamos as medidas necessárias para proteger a nova regra fiscal e seguiremos atentos à necessidade de novas medidas.
O Brasil é guiado por instituições fortes e independentes que trabalhem em harmonia para avançar com responsabilidade. Eu queria, Gallipolo, dizer para você uma coisa muito importante. Eu quero que vocês saibam que você está aqui por uma relação de confiança minha e de toda a equipe do governo. E eu quero te dizer que você será, certamente, o mais importante presidente do Banco Central que esse país já teve, porque você vai ser o presidente com mais autonomia que o Banco Central já teve.
Porque eu tenho certeza que pela sua qualidade profissional, pela sua experiência de vida e pelo seu compromisso com o povo brasileiro, certamente, você vai dar uma lição de como é que se governa o Banco Central com a verdadeira autonomia.
Por isso, eu quero te desejar boa sorte, que Deus te abençoe. Eu quero que você saiba que jamais, jamais, haverá da parte da presidência qualquer interferência no trabalho que você tem que fazer no Banco Central.
Por isso, eu lhe desejo muita sorte, querido, e que você seja um espelho para que esse Brasil possa ver que nós estamos consertando o Brasil.”
( da redação com informações de redes sociais. Edição: Política Real)