31 de julho de 2025
Brasil e Economia

DESTAQUES DO DIA: Mercados globais em alta e no Brasil divulgação do IPCA de julho

Veja os números

Publicado em
Mercados em alta

(Brasília-DF, 09/08/2024) A Política Real tece acesso ao relatório “Moorning Call” da XP Investimentos apontando os mercados globais em alta e no Brasil atenção a divulgação do IPCA de julho.

Veja mais:

Mercados globais

Nesta sexta-feira, os futuros nos Estados Unidos abrem em alta (S&P 500: 0,2%; Nasdaq 100: 0,3%), após início de semana com volatilidade elevada. Após dados de emprego, o mercado ainda busca indicativos do estado de saúde da economia americana e fica atento à temporada de resultados. Ontem, algumas empresas divulgaram balanços: Lilly apresentou vendas recordes, Vistra fechou contratos para fornecimento de energia para data centers de Big Techs e Paramount apresentou o primeiro lucro em seu segmento de streaming. Na Europa, as bolsas operam em alta (Stoxx 600: 0,6%), e na China, as bolsas fecharam mistas (CSI 300: -0,3%; HSI: 1,2%).

Economia

Os dados semanais de pedidos de auxílio de desemprego ajudaram a aliviar as preocupações dos investidores sobre a força do mercado de trabalho e o risco de recessão nos EUA. Os pedidos ficaram em 233 mil, abaixo dos 250 mil da semana anterior. Acreditamos que a economia está desacelerando em resposta à política monetária restritiva, o que levará o Federal Reserve (banco central do país) a começar a cortar os juros em setembro. Mas até agora não vemos sinais de recessão.

Nos EUA, os rendimentos das Treasuries – títulos soberanos americanos – de 2 anos fecharam em 4,04% (+4,0bps) e as de 10 anos em 3,99 % (+3,0bps). DI jan/25 fechou em 10,73% (alta de 4,5bps vs. pregão anterior); DI jan/26 em 11,645% (alta de 13bps); DI jan/27 em 11,73% (alta de 7bps); DI jan/29 em 11,855% (alta de 4,5bps).

IBOVESPA +0,9% | 128.661 Pontos.  CÂMBIO -0,89% | 5,57/USD

Ibovespa

O Ibovespa fechou em alta de 0,9% ontem, aos 128.661 pontos, repercutindo os dados de novos pedidos de seguro-desemprego nos Estados Unidos, que vieram abaixo do esperado e acalmaram os temores entre os investidores de uma possível recessão no país. 

Embraer (EMBR3, +10,0%) foi um dos principais destaques positivos na Bolsa brasileira do dia, após a divulgação dos resultados do segundo trimestre, que apresentaram elementos que surpreenderam positivamente (veja aqui a nossa análise). Já a Ultrapar (UGPA3, -5,9%) ficou entre os destaques negativos, também após divulgação do balanço da companhia, que reportou números abaixo do consenso das estimativas do mercado (veja aqui o nosso comentário).

Para o pregão desta sexta-feira, o destaque econômico é a divulgação do IPCA de julho no Brasil. Já pela temporada de resultados do 2T24 do Brasil, teremos M. Dias Branco. Veja aqui o nosso calendário de resultados do Brasil, como também o nosso calendário de resultados internacionais.

Renda Fixa

As taxas da curva de juros encerraram a sessão de quinta-feira com abertura em todos os vértices. No Brasil, o diretor do Banco Central, Gabriel Galípolo, sinalizou para uma possível elevação da taxa Selic na próxima reunião, o que gerou um aumento na precificação de risco no final do pregão.

No Brasil, o destaque hoje é o IPCA de julho. O número é particularmente importante dada a postura “dependente dos dados” do Banco Central. Esta postura foi reforçada pelo diretor Gabriel Galípolo ontem, que fez um discurso reforçando as mensagens duras da última ata do Copom.

(da redação com informações de assessoria. Edição: Política Real)