DESTAQUES DO DIA: Mercados globais estão alta e no Brasil o IGP-M de julho será publicado
Veja os números
(Brasília-DF, 30/07/2024) A Política Real teve acesso ao relatório “Moorning Call” da XP Investimentos apontando que os mercados globais estão em alta e no Brasil atenção para o IGP-M de julho será publicado.
Veja mais:
Nesta terça-feira, os futuros nos Estados Unidos abrem em alta (S&P 500: 0,2%; Nasdaq 100: 0,2%), na semana mais agitada da temporada de resultados do segundo trimestre, quando cerca de 33% da capitalização de mercado do S&P 500 reporta balanços. Hoje, PayPal, Pfizer, Merck e P&G são algumas das empresas a reportar resultados antes da abertura, e Microsoft é o destaque pós-fechamento. O Federal Reserve anuncia amanhã sua decisão de política monetária, e o mercado antecipa sinalizações de cortes já em setembro.
Na Europa, as bolsas operam em alta (Stoxx 600: 0,5%), impulsionadas pela expectativa de resultados. Na China, as bolsas fecharam em queda (CSI 300: -0,6%; HSI: -1,4%), refletindo sentimento negativo na região e antecipando dados de atividade econômica que serão divulgados ao longo da semana.
IBOVESPA -0,42% | 126.954 Pontos. CÂMBIO -0,58% | 5,62/USD
Ibovespa
O Ibovespa fechou em baixa ontem, de 0,4%, aos 126.954 pontos. A sessão foi principalmente impactada pela queda em petroleiras devido à desvalorização do Brent, de 0,2%, e pela abertura da curva de juros futuros pressionando ações cíclicas como o setor de varejo.
O principal destaque negativo na Bolsa brasileira foi Usiminas (USIM5, -4,4%), após um banco de investimentos rebaixar sua recomendação para os papeis de neutra para venda, estendendo a queda do pregão de sexta-feira de 23,6%, quando divulgou um balanço do segundo trimestre considerado negativo pelo mercado. Já o destaque positivo foi 3R Petroleum (RRRP4, +2,8%), após um banco de investimentos projetar resultado do segundo trimestre positivo.
Para o pregão desta terça-feira, em termos de dados econômicos, teremos a decisão de juros no Japão. Para a temporada de resultados do 2T24 no Brasil, teremos Copasa, Klabin e TIM (leia nossa prévia para os setores de papel e celulose e telecomunicações, mídia e tecnologia). Na temporada internacional, temos L’Oreal, Microsoft, PayPal e Starbucks. Veja aqui o nosso calendário de resultados do Brasil e o calendário de resultados internacionais.
Renda Fixa
Os juros futuros encerraram a sessão de segunda-feira com abertura por toda extensão da curva, principalmente nos vértices intermediários. Domesticamente, o Boletim Focus apontou a expectativa do IPCA do ano corrente em 4,10% (ante 4,05% na semana anterior), reforçando a cautela dos investidores com os ativos locais no pregão. Internacionalmente, o mercado preferiu ficar à espera da decisão de juros do Federal Reserve, que ocorrerá na quarta-feira, e da divulgação de dados econômicos importantes, como o payroll na sexta-feira. Por lá, os rendimentos das Treasuries – títulos soberanos americanos – de 2 anos fecharam em 4,36% (0,0bps) e as de 10 anos em 4,17% (-3,0bps). DI jan/25 fechou em 11,73% (alta de 4bps vs. pregão anterior); DI jan/26 em 12% (alta de 6bps); DI jan/27 em 12,18% (alta de 6bps); DI jan/29 em 10,766% (alta de 3,6bps).
Economia
No relatório Focus divulgado ontem, as expectativas de inflação e de crescimento econômico voltaram a subir. O relatório mensal da Dívida Pública divulgado ontem trouxe que o colchão de liquidez subiu de R$ 1,032 trilhão em maio para R$ 1,105 trilhão em junho, enquanto o índice de liquidez avançou de 8,0 meses para 8,2. Divulgado nesta manhã, o PIB da Zona do Euro cresceu mais do que o esperado no segundo trimestre, expandindo 0,3% e aliviando preocupações de enfraquecimento da atividade econômica (consenso: 0.2%). Isto representou o segundo crescimento trimestral positivo consecutivo, após quatro trimestres consecutivos de uma economia estagnada.
Na agenda econômica de hoje, o IGP-M de julho será publicado no Brasil. Em relação à atividade econômica, será divulgado o Caged (relatório de empregos formais), e do lado fiscal, dados de arrecadação. Na agenda internacional, destaque para o relatório JOLTs nos EUA, que reportará o número de vagas abertas no mercado de trabalho. De noite, os PMI da China serão divulgados e amanhã, de madrugada, será anunciada a decisão de política monetária no Japão e dados de inflação na Zona do Euro.
( da redação com informações de assessoria. Edição: Política Real)