31 de julho de 2025
Brasil e Economia

DESTAQUES DO DIA: Mercados globais em alta e hoje BC deverá divulgar o IBC-Br do periodo

Veja os números

Publicado em
Mercados em alta

(Brasília-DF, 15/07/2024) A Política Real teve acesso ao relatório “Moorning Call” da XP Investimentos apontando que os mercados globais estão em alta e no Brasil deverá ser divulgado o IBC-Br do período.

Veja mais:

Nesta segunda-feira, os futuros nos Estados Unidos abrem em alta (S&P 500: 0,4%; Nasdaq 100: 0,5%), no aguardo de dados de atividade econômica ao longo da semana e do ganho de tração da temporada de resultados do segundo trimestre de 2024. Hoje, Blackrock e Goldman Sachs divulgam seus balanços.

No fim de semana, o destaque foi na frente eleitoral, em que um tiro durante um evento de campanha de Donald Trump acabou por atingir sua orelha. Com o ocorrido, as chances de vitória do candidato Republicano dispararam. Nessa semana, Trump deve escolher o seu vice.

Na Europa, as bolsas operam em queda (Stoxx 600: -0,2%). Na China, as bolsas fecharam mistas (CSI 300: 0,1; HSI: -1,5%), com queda nos setores imobiliário e tecnologia.

Economia

Divulgado na última sexta-feira nos EUA, a inflação ao produtor (PPI, em inglês) aumentou 0,2% em junho relação ao mês anterior, enquanto o índice dos núcleos subiu 0,4%. Na China, os dados econômicos publicados durante o fim de semana decepcionaram mais uma vez. O PIB cresceu 4,7% no segundo trimestre de 2024 em relação ao mesmo período do ano anterior, abaixo das previsões do mercado de 5,1% e desacelerando face ao crescimento de 5,3% no primeiro trimestre. Na Zona do Euro, a produção industrial caiu 0,6% em maio de 2024, acima das expectativas do mercado (consenso: -1,0%) e após uma leitura estável no mês anterior.

Na agenda internacional desta semana, dados de vendas varejistas nos EUA referentes a junho serão divulgados na terça-feira. Na quarta-feira, destaque para os índices de inflação ao consumidor de junho na Zona do Euro e Reino Unido.

IBOVESPA +0,47% | 128.897 Pontos.   CÂMBIO -0,24% | 5,43/USD

Ibovespa

O Ibovespa marcou a quarta semana consecutiva de alta em reais, subindo 2,1%, a segunda semana com todos os pregões positivos, aos 128.897 pontos. Em dólares, foi a segunda alta semanal, em 2,9%.

O principal destaque positivo desta semana foi Embraer (EMBR3, +12,4%), impulsionada pelo maior otimismo do mercado. O principal destaque negativo foi Suzano (SUZB3, -4,5%), fruto de um movimento técnico de realização, devolvendo parte dos ganhos registrados no fim de junho após a companhia desistir da compra da International Paper.

Renda Fixa

No comparativo semanal, os juros futuros encerraram com estabilidade na ponta curta, e fechamento nas pontas intermediárias e longas. O diferencial entre os contratos com vencimento em janeiro 2026 e 2034 saiu de 75,10 pontos-base (bps) na sexta-feira passada para 59,00 bps na última semana. A curva, portanto, apresentou nova perda de inclinação. As taxas de juro real também tiveram redução, com os rendimentos NTN-Bs (títulos públicos atrelados à inflação) se consolidando em patamares próximos a 6,15% a.a. DI jan/25 fechou em 10,6% (0,1bps no comparativo semanal); DI jan/26 em 11,14% (-10,1bps); DI jan/27 em 11,35% (-21,1bps); DI jan/29 em 11,66% (-27,7bps); DI jan/34 em 11,73% (-26,2bps).

Na quinta-feira, teremos o principal evento da semana – a decisão de política monetária do Banco Central Europeu.

No Brasil, agenda semanal relativamente esvaziada. O IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central) será divulgado hoje às 9h. Segundo as nossas estimativas, a proxy mensal do PIB deve mostrar crescimento de 0,9% em maio, corroborando o cenário de resiliência da atividade no curto prazo. 

(da redação com informações de assessoria. Edição: Política Real)