31 de julho de 2025
Brasil e Poder

DESTAQUES DO DIA: Mercados globais em negativo e no Brasil, sem indicadores, atenção para nova votação do marco fiscal na Câmara

Veja os números

Publicado em
Mercados globais em negativo

(Brasília-DF, 15/08/2023) A Política Real teve acesso ao relatório “Moorning Call” da XP Investimentos apontando que os mercados globais estão em queda e no Brasil, sem indicadores, atenção as negociações sobre a nova votação do marco fiscal na Câmara e LDO.

Veja mais:

As bolsas globais amanhecem em queda nessa terça-feira (15), repercutindo dados decepcionantes de atividade na China e Europa, que elevam as preocupações quanto aos rumos do crescimento da economia global nos próximos trimestres.

Na China, a produção industrial avançou 3,7% em julho, na comparação anual (a/a), abaixo das expectativas de mercado de 4,3%, e desacelerando dos 4,4% em junho. As vendas no varejo também decepcionaram, avançando 2,5% a/a, enquanto as expectativas eram de 4,0%. Diante do baixo crescimento, o Banco Central da China (PBoC) calibrou diversas taxas de empréstimos, com destaque para a taxa de 1 ano, reduzida de 2,65% para 2,5%. Dados da Europa também decepcionaram nessa manhã, com a taxa de desemprego no Reino Unido subindo de 4,0% para 4,2%, e avanço nos salários acima do esperado em 8,2%, reforçando expectativas de mais elevações de juros.

Com isso, os futuros americanos negociam em queda (S&P 500: -0,5%; Nasdaq-100: -0,5%), com todos os principais setores no negativo. As quedas são lideradas pelo setor financeiro após agência de risco Fitch sinalizar que pode cortar rating de bancos americanos. Na agenda de indicadores, investidores aguardam dados de vendas no varejo nos Estados Unidos. E na frente de resultados, a varejista Home Depot reportou surpresa positiva no lucro e na receita, e sobe 0,3% nas negociações pré-mercado. Na China, os índices também fecharam em queda (HSI: -1,0%; CSI 300: -0,2%), após decepção nos dados de atividade. O mercado teme que os estímulos anunciados não sejam suficientes, considerando o agravamento das condições de crédito no país com a crise da incorporadora Country Garden. Na Europa, os índices caem (Stoxx 600: -1,0%), preocupados com os dados do mercado de trabalho do Reino Unido, que podem dificultar o trabalho do Banco Central britânico (BoE) de pausar seu ciclo de alta de juros.

IBOVESPA -1,06% | 116.810 Pontos.   CÂMBIO +1,24% | 4,96/USD

Brasil

O Ibovespa abriu a semana no negativo, em -1,1%, fechando a sessão da segunda-feira (14) aos 116,809 pontos. Foi o 10º dia seguido de quedas. A Bolsa foi puxada pela Vale, que caiu 3,1% na sessão, impactada por expectativas de desaceleração na China. Já o dólar fechou o dia em alta de 1,3% em relação ao Real, em R$ 4,96/US$. E na Renda Fixa, as taxas futuras de juros fecharam em alta ao longo de toda a estrutura a termo da curva, à medida que houve elevação da aversão ao risco no mercado externo e um ambiente político local mais pressionado. DI Jan/24 subiu de 12,42% para 12,45%; DI Jan/25 avançou de 10,32% para 10,455%; DI Jan/26 saltou de 9,81% para 9,965%; e DI Jan/27 passou de 9,985% para 10,145%.

Hoje, a agenda estará vazia de indicadores. O mercado se atentará à reunião para a discussão da tramitação do novo arcabouço fiscal, que contará com a presença de Fernando Haddad, Arthur Lira e Claudio Cajado, deputado relator da matéria. O encontro, inicialmente agendado para ontem, foi cancelado na segunda-feira, e as expectativas são de que pode ocorrer ainda hoje.

Temporada de resultados

A temporada de resultados está no fim e, ontem à noite, uma série de empresas divulgou seus balanços do 2º trimestre: Localiza (RENT3), Cosan (CSAN3), JBS (JBSS3), Magazine Luiza (MGLU3), Oncoclínicas (ONCO3), entre várias outras. Veja tudo sobre a temporada de balanços aqui.  Depois dessa segunda-feira, a temporada já desacelera bastante, e hoje temos a divulgação do balanço da Nubank (NUBR33).

(da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr.)