31 de julho de 2025
Brasil e Economia

NOTA DE CRÉDITO: Agência de risco DBRS Morningstar avalia nota de crédito do Brasil para BB com tendência estável

Veja mais

Publicado em
794773e7af4c94167f883c587efe4e77.jpeg

(Brasília-DF, 28/07/2023) 24 horas após boas notícias sobre a nota de crédito da conomia brasileira, hoje, 28, a agência de classificação de risco DBRS Morningstar elevou a nota de crédito do Brasil de BB(low) para BB, com tendência estável.

A agência canadense explícita a perspectiva de declínio nos riscos fiscais do país, destacando os esforços de reformas que contribuirão para a melhora nos resultados primários nas contas públicas, no período 2023-2026.

Motivos

A DBRS destaca em seu relatório duas ações que contribuem para a redução de riscos no campo fiscal. Primeiro, as medidas implementadas para incrementar as receitas públicas. Em segundo, o novo arcabouço fiscal, que disciplinará a trajetória fiscal no médio prazo e levará as contas públicas para um resultado primário de 1% do PIB em 2026.

A agência destacou, ainda, fatores institucionais positivos, como a credibilidade do regime de metas de inflação e um sistema bancário bem capitalizado e com ampla liquidez e baixa exposição à moeda externa, sendo estes elementos que permitem ao país mitigar impactos de choques.

Além disso, o Brasil tem forte posição nas contas externas e reservas internacionais da ordem de 17% do PIB.

A agência aponta para a perspectiva de crescimento potencial do PIB real em torno de 2%, mas reconhece que o impacto de reformas microeconômicas realizadas em períodos recentes poderia alavancar o investimento e a produtividade e resultar em melhores taxas de crescimento econômico. Para a agência, a reforma de impostos sobre valor adicionado, que está em curso no Congresso Nacional, trará um efeito positivo para o crescimento ao trazer ganhos de eficiência para o país.

É a segunda agência a melhorar a avaliação de risco do Brasil neste ano, após o anúncio da Fitch, também nesta semana, que elevou a nota do Brasil de BB- para BB, com perspectiva estável, em 26 de julho de 2023.

Já a agência S&P reavaliou a perspectiva da nota de crédito do Brasil de estável para positiva em 14 de junho de 2023.

Tais movimentos demonstram percepções de melhora nas condições fiscais e econômicas e o reconhecimento de que as medidas e reformas em curso no país estão no caminho certo.

(da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr.)