31 de julho de 2025
OPINIÃO

Contra o golpismo, mas vamos trabalhar!

Lula ganhou uma longa licença no seu inicial governo

Publicado em
9454e2315a37863e2ef33f92b3061ed7.png

(Brasília-DF) Quando a gente pensava que após o Governo Lula 3 passar pelo corredor polonês da eleição das Mesas Diretoras da Câmara e do Senado iríamos poder voltar a natural cobrança que se faz a todo governo eis que aparece um novo ardil!

Você aí pode não gostar do Presidente Lula, do PT e tudo mais que está vindo com eles, sejam as coisas boas e as coisas ruins, mas negar que a política não está de volta, não é o caso.

Lula vive dizendo que voltou, para isso e aquilo, o Mundo diz que Lula voltou, mas a sombra do golpismo não nos larga e nem o protagonismo do Supremo Tribunal Federal.

Lula ganhou uma longa licença no seu inicial governo. As declarações do senador Marcos Do Val(Podemos-ES) são um exemplo disso.  Inicialmente, afirmando que o ex-presidente Jair Bolsonaro o constrangia e pressionava para entrar numa tentativa de golpe, depois passou a dizer que o ex-deputado Daniel Silveira(PT-RJ), hoje preso, é quem tinha feito convite sob o olhar apoiador de Bolsonaro.

As investigações sobre isso tudo só estão começando. Como a chave do ardil envolvia o ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE e membro do Supremo Tribunal Federal, na busca de sua desmoralização, agora, Do Val pede na PGR, sob comando de Augusto Aras, antes silente para tudo, que Moraes seja afastado do chamado “Inquérito dos Atos Antidemocráticos”.

Uma coisa é certa, os eventos do 8 de janeiro não vão ser esquecidos, os chefes de poderes deram seguidas declarações de que não vão dar paz para os vândalos, depredadores e golpistas. Isso é fato. É fato também que vamos ter que lidar com os superpoderes do Supremo Tribunal Federal, em especial do ministro Alexandre de Moraes, por mais um pouco.

Não são só os bolsonaristas radicais que acham que o Supremo avançou demais. Parece ser um sentimento geral de que face a PGR não ter agido como deveria foi fundamental que o STF e Alexandre de Moraes exercessem esses superpoderes durante os últimos tempos, face ao golpismo de Bolsonaro com a ora impassividade, ora apoio, dos militares.

Apesar dos críticos de Lula afirmarem que a balança só pende para o lado deles, muita gente com juízo e que não está nessa lógica pendular sabe que está chegada a hora da Suprema Corte ficar mais recatada.       

Os petistas sabem que na hora que exagerarem, o STF poderá ir para cima deles, também. O que dá para Chico, dá para Francisco.  O PT está esboçando a possibilidade de se criar uma legislação para enfrentar as fake News, que está no limite da liberdade de expressão. Quem conhece o Direito sabe que quando dois princípios constitucionais estão em choque cabe ao Supremo interpretá-los.

O resultado das eleições no Senado, especialmente, permite imaginar que haverá CPI( Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar algo que desagrade o Governo ou ao Supremo, mas a tal política que está de volta pode ser a chave para lidar com a situação. A oposição bolsonarista parece sem argumentos e acéfala, ridicularizada, a oposição responsável e necessária ainda não está à vista, o Governo tem armas de sobra para lidar com a situação.

Lula dá sinais, com sua irritação com o Banco Central, que sabe o que tem que fazer. Apesar de todos no mundo saberem que existe uma desaceleração da economia mundial, existe uma boa vontade com o Brasil.

Que se enfrente o golpismo como se deve, mas o Governo tem que andar, que ande!

Por Genésio Araújo Jr, jornalista

 

e-mail: [email protected]