Lula tem que saber distribuir os presentes de Natal!
Em meio a tudo isso, foi anunciado no final de semana que teremos 37 ministérios
(Brasília-DF) Estamos chegando na semana do Natal, faltando exatamente 13 dias para a posse do novo governo.
Vamos ver, desde o primeiro dia de trabalho da semana muita política. Estão envolvidos todos os poderes, seja o futuro e novo Executivo, o Congresso e o Judiciário. Estarão em claro concerto. Impressionante como um outro - todos vão atuar!
A definição das emendas RP-9 no STF, a votação da PEC da Transição na Câmara, a votação do Orçamento de 2023 no Congresso, o encerramento do ano legislativo e ano do Judiciário, as definições finais para os comandos das Casa Legislativas, a forma como o chamado Mercado vai ver todo esse conjunto para o novo ano que está aí ,pertinho. Sem esquecer que é a primeira vez que um presidente, na Nova República, não consegue a reeleição.
Faz tempo que não temos, não me lembro, um conjunto de variáveis, ao mesmo tempo, que geram tremenda instabilidades.
Em meio a tudo isso, foi anunciado no final de semana que teremos 37 ministérios. O ministro indicado da Casa Civil, Rui Costa, ainda governador da Bahia, falou ao lado da presidente do PT, a deputada federal reeleita Gleisi Hoffamann(PT-BA), que o país terá 37 ministérios, mas com o mesmo número de cargos do quadro atual com 23 ministérios.
Se pode e se deve criticar o número de ministérios. O presidente derrotado, Jair Bolsonaro, tinha dito que iria aumentar o número de ministérios, como ele fez ao longo de seus quatro anos. O que está em questão, mais que a quantidade de carros pretos que teremos circulando com placa de chumbo na Esplanada - é quem estará dentro deles.
Os meus amigos petistas vão detestar, e os meus amigos bolsonaristas vão adorar, mas chama atenção, até agora, que o presidente eleito e empossado só tenha falado de petistas em seu Lula 3. Até agora, Lula, depois de eleito com margem pequena graças a uma decisão da sociedade de que a democracia estava em risco além das mulheres, minorias e assalariados a lhe dar suporte – tem enchido seu governo de petistas.
Se sabe que o ministério da Casa(os que ficam em torno do Presidente no Planalto) será formado por petistas, o Ministério da Fazenda será de um petista, a Educação será de um petista após se saber do convite público ao senador eleito Camilo Santana; fica se perguntando o que será ofertado para os partidos que fizeram parte da Frente Ampla, do arco de alianças surgido no segundo turno e para os que chegam para governar?
Se diz que passado o Governo Lula 3 o Brasil estaria talhado para um governo de Terceira Via, mas para que isso se dê é necessário que o Lula 3 dê, minimamente, certo pois não ocorrendo não se estabeleceria esse “sonho”, mas, sim, o retorno da Extrema Direita.
Lula já deu sinais claros que vai tolerar a administrar a relação com o Centrão da melhor forma possível, não é ajuizado entrar em muitas frentes ao mesmo tempo. Esse concerto que ele monta não é o sonho de ninguém.
Lula vai errar e vai acertar. A tendência é que ele acerte mais que erre,frente ao que viveu, o momento histórico e a situação do país, mas justo nesta semana do Natal, Lula precisa ser o bom velhinho que distribuiu os presentes certos para cada um. Não se deve dar o mais lustroso para quem sempre teve, nem migalhas para quem nunca teve.
Lula vai errar e vai acertar, mas ele não pode formar um governo recheado de petistas. Se ele o fizer meus amigos bolsonaristas vão ter todos os motivos para rir mesmo de barriga vazia.
Foi Genésio Araújo Jr, de Brasília
e-mail: [email protected]