DESTAQUES DO DIA: Mercados globais em sinais mistos e no Brasil, em véspera de feriado, atenção para o resultado financeiro de grandes empresas
Veja os números
(Brasília-DF, 14/11/2022) A Política Real teve acesso ao relatório “Moorning Call” da XP Investimentos apontando que os mercados globais estão em sinais mistos e no Brasil, na véspera de feriado, se destaca o balanço dos resultados das empresas.
Veja mais:
Resumo da Semana
Hoje, os mercados globais amanhecem mistos (EUA -0,4% e Europa +0,2%) após tom cauteloso do diretor do Federal Reserve, Christopher Waller, reduzir o apetite por risco dos investidores. Neste domingo, a autoridade do banco central americano afirmou que o mercado deveria focar na taxa terminal de juros, que ainda está bem longe de ser atingida, e não no ritmo das próximas altas. O pronunciamento mais duro sugeriu que o Federal Reserve seguirá priorizando o controle da inflação vs. o crescimento econômico do país. Hoje teremos o pronunciamento da Lael Brainard – vice-presidente do Fed. Na China, o índice de Hang Seng (+1,7%) encerra em alta, com o anúncio de novos estímulos para o setor imobiliário. Na última sexta-feira, o banco central da China emitiu um plano de 16 pontos para impulsionar o setor imobiliário, com medidas como a extensão do prazo para o pagamento das dívidas das incorporadoras e a redução do montante requerido de entrada para compradores de imóveis.
Indicadores de atividade importantes serão divulgados nos EUA nesta semana. Entre outros, destacam-se as vendas no varejo e produção industrial de outubro, na quarta-feira, o índice NAHB de atividade no setor imobiliário, também na quarta-feira, e o Philly Fed Business Outlook, na quinta-feira. Investidores também acompanharão de perto a Cúpula do G20, na Indonésia, onde se espera que o presidente dos EUA, Joe Biden, e o líder da China, Xi Jinping, se encontrem. Na Europa, os destaques desta semana são os dados de inflação ao consumidor do Reino Unido e da Zona Euro de outubro. No Brasil, o foco seguirá nas discussões sobre a Emenda Constitucional que o presidente eleito Lula está negociando para aumentar o espaço para gastos públicos no próximo ano.
IBOVESPA +2,23% | 112.253 Pontos. CÂMBIO -1,2% | 5,33/USD
O Dólar fechou a semana com alta de +5,28% em relação ao Real, em R$ 5,33/US$. Na Renda Fixa, as taxas esperadas de juros apresentaram um avanço significativo por toda a extensão da curva, contrariando o otimismo da semana anterior. O movimento negativo do mercado nesta semana refletiu as preocupações dos agentes de mercado frente as declarações do presidente eleito quanto às questões fiscais do país e o forte comprometimento com programas sociais. . Além da inflação doméstica acima do esperado, os posicionamentos mais heterodoxos por parte do governo eleito, atrelados aos rumores envolvendo a equipe de transição de governo e as dúvidas em relação a sua composição ministerial, levaram os investidores a embutir prêmio de risco fiscal ao longo de toda a curva. DI jan/23 fechou em 13,724%; DI jan/24 foi para 13,97%; DI jan/25 encerrou em 13,30%; DI jan/27 fechou em 13,15%; e DI jan/29 foi para 13,18%.
Temporada de resultados do terceiro trimestre
No Brasil, mais de 90% das empresas do Ibovespa já reportaram seus balanços do terceiro trimestre de 2022 (3T22). Nessa semana, empresas como Orizon, Agrogalaxy, Marfrig e Rede D’Or vão dar continuação à temporada de resultados. Para ver os detalhes, clique aqui.
( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr.)