31 de julho de 2025
OPINIÃO

O brasileiro adora levar vantagem em tudo!

A princípio, Bolsonaro precisaria que a turma mais atrás, como Ciro Gomes(PDT) e Simone Tebet(MDB) tivessem seus votos para garantir o segundo turno, porém....

Publicado em
8a2d5fc3c874f8bf0d4878b9ccd9f903.jpeg

(Brasília-DF)  Nesta próxima segunda-feira,19, já poderemos dizer que faltam 13 dias para as eleições nacionais, em primeiro turno. Como a campanha, na prática, não a oficial, começou há tempos (há quem diga que logo no dia 2 de janeiro de 2019!), a impressão é que essa data nunca chegaria. Chegou!

O presidente Jair Bolsonaro(PL), dando eco as suas redes sociais, disse em dois dias seguidos, na terra de Lula, em Pernambuco, e em Londres(Reino Unido), que vai ganhar as eleições presidenciais no primeiro turno. Como os apaixonados bolsonaristas não estão nem aí com pesquisas mas  na tal Datapovo, como ele diz, vai valendo!  Os profissionais sabem que isso não é fácil e hoje, carece de um fato novo, daqueles, tipo facada!

Bolsonaro, que sempre falou para sua turma desde eleito, sabe que tem que motivar ao máximo seus apoiadores, que são frenéticos pela própria natureza, em face dos números que teimam em lhe ser desfavorável. Bolsonaro precisa de mobilização máxima. O brasileiro, que é um dos únicos grandes países do G-20 que tem voto obrigatório, não gosta de votar em derrotado. O brasileiro, até nisso, gosta de levar vantagem. A classe média bolsonarista é o motor disso, precisa de um arrastão até porque as camadas mais populares são historicamente as que mais faltam as eleições apesar de bacanas, ,especialmente, os mais jovens, adorarem  fugir para praia o mais cedo possível!  O que se vê na ação de Bolsonaro é uma clara ação, velada mas evidente, na defesa do voto útil.

A princípio, Bolsonaro precisaria que a turma mais atrás, como Ciro Gomes(PDT) e Simone Tebet(MDB) tivessem seus votos para garantir o segundo turno, porém, há indicativos de que ele não combinou com a turma do Centrão – ele começou a sua estratégia do voto útil, notadamente para eleitores de Simone Tebet, Soraya Thronicke e Felipe D’Ávilla do Novo, a despeito do voto feminino dessa turma ter, muito provavelmente, outro planos, arrisco dizer(escrever, né!?).

Esta semana vais esquentar a campanha de voto útil da outra turma, de Lula. No final de semana, notório apoiador de Ciro Gomes, o músico e agitador nas redes sociais Tico Santa Cruz disse que é Ciro, mas vai de Lula no primeiro turno. Até no sul do Brasil, onde Lula não tem o mesmo apoio como no Nordeste, existe uma onda positiva e olhe que sulista de cabeça levantada é naturalmente exagerado!  Na quarta-feira, 21, um grupo de brizolistas históricos vai fazer um evento no Rio de Janeiro, não se sabe o tamanho, com oficialização de manifesto pró-Lula. Ciro, do jeito que é pavio curto, vai soltar das suas pernadas, de “canalhas” para mais!

Mais pesquisas devem ser divulgadas, certamente. Já começam a pipocar na segunda-feira. Mostrar que é forte é fundamental neste momento em que deslizes são possíveis e quase sempre superavaliados.

Lula disse que não era vergonha querer ganhar no primeiro turno, já Bolsonaro, com os números que tem, fala desavergonhamente(!) que pode também.  Os dois na prática jogam o voto útil. Ciro tem dificuldade com o tema, pois em 2018 disse que as esquerdas deveriam votar nele pois Fernando Haddad(PT) não teria condições de enfrentar a novidade conservadora da época. Bolsonaro nem precisou pedir para secar os votos que os outros tinham à época, o antipetismo era inercial.

Hoje, a inercialidade do antipetismo já não é mais a mesma e nem Ciro tem o patrimônio do bom sendo, como ele parecia ter em 2018. Os sinais estão trocados, mas nem tanto. Temos a história a nos mostrar que Lula nunca levou num primeiro turno e que nunca um ex-presidente foi fragorosamente derrotado. Bem, temos uma eleição inédita, é verdade. A história costuma se repetir, mas ela se renova, sim!

Não há o que se discutir, se não acontecer nada de novo, uma infeliz violência ou algo na mesma dimensão, vamos ver as manobras de parte a parte para mostrar a você que não deve perder seu voto!

Por Genésio Araújo Jr, jornalista

e-mail: [email protected]