31 de julho de 2025
Brasil e Saúde

VACINAS: Ministério da Saúde garantiu distribuição da vacinas contra o covid-19 de forma igualitária e proporcional entre os estados; proposta foi dada a W. Dias, do Forum dos Governadores

Veja mais

Publicado em
99d3c2d6f66f04f6d84a771a6b060077.jpeg

( Publicada originalmente às 09h 30 do dia 16/01/2021) 

(Brasília-DF, 18/01/2021) O Fórum dos Governadores do Brasil defende que todos os estados brasileiros sejam atendidos proporcionalmente com o atendimento da vacinação contra o covid-19. 

Nessa quinta-feira,15, o governador Wellington Dias, do Piauí, que é o encarregado pelos governadores para tratar dos temas para vacinação contra o covid-19, foi recebido em audiência no Ministério da Saúde, aqui em Brasília. Ele esteve com o assessor do MS, Airton Cascavel, que garantiu que os critérios adotados pelo ministério em relação à vacinação contra a Covid-19 serão igualitários e proporcionais para todos os estados brasileiros.

“O critério é justo, igual para todos, unânime, não há vencidos e não há vencedores. Vamos iniciar a vacinação no mesmo momento em todos os estados do Brasil. No processo de imunização, pode haver algumas mínimas distorções que, caso ocorram, poderão ser compensadas na previsão em seguida, para equalizar. A data do dia D é a data possível após aprovação da Anvisa das vacinas que solicitaram a regulamentação”, explanou Airton Cascavel.

O governador falou da integração entre o Ministério da Saúde, Estados, Municípios e parceiros.

“Temos a garantia de que a decisão leva em conta os critérios técnicos. Definido o número de doses disponíveis, 6 milhões ou 8 milhões, haverá um percentual de acordo com a população do Brasil. Temos aí particularidades, como essa da população indígena, ao mesmo tempo temos um entendimento que é o grande pleito do Brasil inteiro para que tenhamos o Dia D, uma data nacional, para que no Brasil inteiro possamos iniciar a vacinação. É claro que, para colocar essa data, com responsabilidade e em respeito à decisão da Anvisa, temos que ter essa autorização da agência. O lado bom é que, por força do cronograma legal, a Anvisa deve, até segunda-feira (18), colocar um posicionamento e todos nós esperamos a aprovação de duas vacinas, a da Fiocruz e a do Butantan”, destacou Wellington.

Para Dias, é importante que essas regras sejam claras e transparentes e enfatizou que, além desse primeiro momento, o Ministério da Saúde já está se organizando para as próximas remessas de vacinas que estarão disponíveis em fevereiro e meses seguintes.

( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)