31 de julho de 2025
Brasil e Poder

ELEIÇÕES: Valmir Assunção, apesar da derrota petista em Salvador, destaca que pela primeira vez na história uma candidata negra alcançou mais de 18% dos votos numa capital

Parlamentar baiano destacou, ainda, que o Partido dos Trabalhadores “mostrou que é possível, num momento onde parte da sociedade prega o ódio, nós pregarmos o respeito, o amor e, sobretudo, a fraternidade”

Publicado em
660a3d9ea15d75f280fd440a1ef9ddc1.jpg

( Publicada originalmente às 11h 50 do dia 18/11/2020) 

(Brasília-DF, 19/11/2.020) Apesar da derrota petista em Salvador, o deputado Valmir Assunção (PT-BA), destacou nesta quarta-feira, 18, que pela primeira vez na história da legenda uma candidata negra alcançou 18,86% dos votos numa capital brasileira. Major Denice, do PT, foi a segunda colocada no pleito do último domingo, 15, na capital baiana que elegeu o atual vice-prefeito, Bruno Reis (DEM), com 64,20% dos votos dos eleitores soteropolitanos.

O parlamentar baiano destacou, ainda, que o Partido dos Trabalhadores “mostrou que é possível, num momento onde parte da sociedade prega o ódio, nós pregarmos o respeito, o amor e, sobretudo, a fraternidade”. Foi na Bahia o melhor resultado da agremiação no país. Do total de 179 prefeituras conquistadas em 2.020, 75 a menos que nas eleições de 2.016, 32 são de municípios do estado governado pelo petista Rui Costa.

“Quero nesta tarde saudar e parabenizar toda a militância do PT, que fez campanha e se dedicou para eleger Prefeitos e Prefeitas, Vereadores e Vereadoras em todo o Brasil, sobretudo aqui na Bahia. Especialmente em Salvador, pela primeira vez na história do Partido dos Trabalhadores, nós tivemos uma mulher negra candidata à prefeita com mais de 18% dos votos em Salvador. Ela é uma mulher de luta, uma mulher guerreira, uma mulher que fez uma campanha bonita e mostrou que há outros mecanismos, outras formas de governar Salvador. Ela teve mais de 18% dos votos em Salvador, uma mulher de luta, uma mulher guerreira, que fez uma campanha bonita e mostrou para Salvador que existem outros mecanismos e outras formas de governar Salvador”, discursou Valmir.

“E a forma, o método e o conteúdo que ela apresentou significa cuidar mais das pessoas, cuidar de gente, cuidar da periferia das cidades, uma Salvador mais justa, mais igual para todos e todas. Esse debate foi feito em Salvador, no qual quero parabenizar, sobretudo, o empenho e a dedicação da Major Denice e também a militância do PT e do PSB que trabalharam juntos nessa campanha eleitoral. Em toda Salvador foi feito um debate muito importante, sob a coordenação de campanha de Fabya Reis, que é a Secretária de Promoção da Igualdade Social. Mas foi, sem dúvida nenhuma, pelo trabalho e a dedicação do nosso Governador Rui Costa que foi possível esse desempenho da nossa candidata em Salvador”, complementou.

(por Humberto Azevedo, especial para a Agência Política Real, com edição de Genésio