31 de julho de 2025
Brasil e Mundo

ESTADOS UNIDOS: Kamala Harris é saudada por Fátima Berrara, única mulher governadora eleita no Brasil; confira outras falas de governadores brasileiros que citaram Harris

Maioria dos governadores preferiu citar só Joe Biden

Publicado em
8b5ca6277042a56d474d40ca443b7891.png

( Publicada originalmente às 15h 55 do dia 07/11/2020) 

( reeditado) 

(Brasília-DF, 09/11/2020) A Política Real esteve atenta as manifestações dos governadores sobre a reconhecida vitória de Joe Biden contra Donald Trump na eleição norte-americana, segundo as agências de notícias naquele País. A única governadora, mulher chefe de governo, no Brasil, Fátima Bezerra(PT-RN), destacou as eleições no EUA, viu sinalizações e deu um especial destaque à chegada de Kamala Harris como a primeira mulher vice-presidente naquele país. 

“A esperança renasce hoje com a vitória de Biden e Kamala nas eleições dos EUA. Proclamando a democracia, o povo estadunidense derrotou Trump e a direita conservadora, intolerante e obscurantista. O recado tá dado! A decisão do povo é soberana e impera sobre o autoritarismo.”, disse, inicialmente.

“Não é uma vitória qualquer! Ter Kamala como vice-presidente consolida ainda mais o simbolismo que ela representa. Mulher negra, ativista, descendente de asiáticos não brancos e jamaicanos, e a primeira a ocupar esse importante cargo nos EUA. Comemoremos, esse momento é histórico!”, disse no Twitter, finalizando, mais cedo.

Governadores de todas as regiões se manifaram sobre o resultado das eleições, porém não foram muitos que citaram tanto Joe Biden como Kamala Harris. Destacamos alguns goveradores.

O governador Rui Costa(PT), da Bahia, foi no ponto.

“Biden eleito, Kamala Harris é a vice-presidente. Vitória da democracia. O mundo comemora.”, disse no Twitter.

O governador Wellington Dias(PT), do Piaui, salientou a dupla, mas destacou algumas missões para o novo governo do EUA.

“O povo americano é soberano para a escolha de seu presidente, outros eleitos e sobre seu sistema eleitoral. A decisão, por milhões de votos da maioria, e previsão de mais de 300 delegados, dão vitória a Joe Biden para presidente dos EUA e à senadora Kamala Harris, para vice.

Isso se torna importante para o Brasil e para o mundo, pela esperança de menos tensão e mais compromisso com a saúde do povo, bem como respeito a acordos destacados para a humanidade, como o Acordo de Paris na área ambiental, dos direitos humanos e com a democracia.

A mudança será em 20 de janeiro, que Deus abençoe os eleitos para este momento novo e desafiador. Que venha a Paz!”, disse o governador no Twitter.

O governador de Alagoas, Renan Filho, destacou Biden e Kamala. 

"A vitória de Joe Biden e Kamala Harris recupera os valores da democracia nos EUA e alivia tensões no mundo. Vamos torcer para que seja o marco de uma relação positiva com o Brasil, de parceria produtiva e respeito à soberania.", disse no Twitter.

( da redação com informações de assessoria. Edição: Genésio Araújo Jr)