FINADOS: Governadores ao lembrarem a data, a maioria, destacam solidariedade pelos mortos da pandemia do novo coronavirus
Veja os números
( Publicada originalmente às 12h 04 do dia 02/11/2020)
(Brasília-DF, 03/10/2020) Vários governadores de Esados se manifestaram nas redes sociais durante a manhã deste dia 2 de novembro por conta do Dia dos Finados. A maioria fez referência aos mortos pelo covid-19.
O governador do Goiás, Ronaldo Caiado(DEM), gravou um vídeo usando máscara destacando a pandemia neste Dia dos Mortes.
“Neste dia de finados, deixo minha solidariedade e respeito a todos aqueles que perderam alguém que amam. O que fica é a saudade, os bons momentos e alegrias compartilhadas.”, disse.
O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, falou de solidariedade às famílias vítimas do covid-19
“Neste Dia de Finados, quero prestar minha homenagem às vítimas da #Covid19, em todo o país. Nossas orações e solidariedade para as famílias de mais de 160 mil brasileiros que perderam a vida no período da pandemia.”, disse.
O governador de São Paulo, João Dória, foi no mesmo sentido.
“Hoje o dia é de oração. No Dia de Finados, devemos lembrar com amor das pessoas queridas que já partiram. Nesta data, me solidarizo com as mais de 160 mil famílias que perderam repentinamente um ente querido para a Covid-19. Minha homenagem p/ honrar a vida daqueles que se foram.”, disse.
O govenador de Minas Geais, Romeu Zema, fez questão de destacar, também, os 9 mil mineiro que faleceram até agora com a pandemia.
“Finados é dia de lembrar com muita saudade e carinho de todos aqueles que já se foram, mas sempre estarão presentes na memória.
Deixo minha homenagem às mais de 160 mil vítimas da Covid-19 no Brasil e 9 mil vidas mineiras perdidas nesta pandemia.”, disse.
O governador do Piau;i, Wellington Dias , que é o atual coordenador do Consórcio Nordeste, lembrou a perda do pai e destacou a necessidade de respeitar os protocolos contra a covid-19 aos que forem aos cemitérios.
“Que este seja um dia de reflexões, saudades e orações. Lembro especialmente do meu querido pai, uma inspiração diária para mim. Aos que vão visitar seus entes queridos nos cemitérios, peço que se atentem aos protocolos necessários. Deus abençoe a todos”, disse.
O governandor da Bahia, Rui Costa, além de destacar sua solidariedade com as famílias enlutadas destacou a necessidade de lutar para salvar vidas.
“ Neste Dia de Finados, presto a minha homenagem às vítimas da #covid19 no Brasil e no mundo e manifesto minha solidariedade aos familiares e amigos que perderam entes queridos ao longo deste período de pandemia. Já são 160 mil vítimas da doença no país.”, disse inicialmente.
“Apesar dos progressos que temos feito na guerra à #covid19 e da gradual retomada de atividades, estas pessoas não retornarão aos seus lares ou ao abraço dos amigos. É por isso que sigo com o compromisso de trabalhar e lutar para salvar vidas até vencer este inimigo invisível.”, destacou
Ele finaliza fazendo recomendações para as pessoas se protegerem conta o covid-19. “Se protejam. Usem máscara e evitem aglomerações. Todos contra o #coronavirus! #saúde #Bahia”, finalizou.
O governador de Alagoas, Renan Filho, no Twitter, preferiu fez uma referência geal sem destacar os mortos por covid-19.
“Hoje é dia de reflexão, saudade... Dia de relembrarmos nossos entes queridos que já foram, mas seguem presentes em nossas mentes e corações. Desejo um bom dia de finados a todos os alagoanos. Que Deus conduza bons pensamentos a todos nós.”, disse.
O governador do Ceaá, Camilo Santana, fala da “tragédia” de falou que é um dia de reflexão.
“Um dia de reflexão e muitas orações para aqueles que já não estão entre nós. E num ano marcado pela dor para milhares de famílias vítimas da Covid, numa das maiores tragédias sanitárias registradas no Brasil e no mundo. Uma pandemia que ainda continua tirando muitas vidas. A todas as famílias, minha solidariedade.”, disse no Twitter.
( da redação com informações de redes sociais. Edição: Genésio Araújo Jr)