Fábio Faria comunica que testou positivo para covid, mas que está assintomático e fazendo tratamento com cloroquina
Ministro diz que tomou precaução desde que participou de um jantar na última segunda-feira, 5, onde várias pessoas também foram diagnosticadas pela doença que já matou 151.747 brasileiros
( Publicada originalmente às 18h00 do dia 15/10/2020)
(Brasília-DF, 16/10/2.020) O ministro das Comunicações, o potiguar Fábio Faria, comunicou nesta quinta-feira, 15, que testou positivo para o novo coronavírus (covid-19), mas que apesar de inicialmente ter sentido dores de cabeça e ter registrado um pouco de febre, está atualmente assintomático, que “passa bem” e que vem fazendo tratamento com dois medicamentos, cloroquina e azitromicina, que não possuem comprovação de eficazes para a doença que já infectou mais de 5 milhões de pessoas no país.
O ministro, deputado federal licenciado pelo PSD do Rio Grande do Norte (RN), diz que por precaução desde que participou de um jantar na última segunda-feira, 5, já estava em isolamento social, devido a várias pessoas que também tiveram neste mesmo evento social terem sido diagnosticadas pela doença que já matou 151.747 brasileiros, conforme balanço do Ministério da Saúde desta última quarta-feira, 14.
“Eu quero falar aqui, em primeira mão, que na semana passada, eu participei de um jantar na outra segunda-feira [5], aonde após o jantar alguns participantes começaram a testar positivo para o coronavírus. Eu, que nos últimos 120 dias, tenho tido contato semanalmente com pessoas que tiveram coronavírus e tenho feito testes quase que semanais, eu fiquei me observando, coloquei um termômetro no bolso e vendo se aparecia alguns sintomas”, contou em suas redes sociais.
“E quando foi ontem [14], eu cheguei em casa e pela primeira vez, no final da tarde, [apresentei estado de] febre com 37,1. Até então eu não tinha passado dos 36 [graus]. E junto com a febre, dores de cabeça. Eu fiz o teste do dia, aquele do dedo, que deu negativo, depois fui ao hospital e fiz o teste de exame de sangue e que saiu hoje e deu também negativo, mas após acabou de chegar o PCR dando positivo”, relatou.
“Então, eu quero dizer a todos vocês que estou muito bem, com uma saúde muito boa, a dor de cabeça já foi embora e comecei, ontem mesmo, assim que tive os sintomas, eu comecei o tratamento com a hidroxicloroquina e azitromicina e vou incluir, agora, mais um corticoide e um anti-coagulante, [mas] já estou com zero sintomas, a dor de cabeça já foi embora e estou totalmente assintomático e vou continuar trabalhando, cumprindo a minha agenda integral, obviamente isolado e cumprindo as normas do Ministério da Saúde e logo, logo, estarei de volta”, completou.
(por Humberto Azevedo, especial para a Agência Política Real, com edição de Genésio Jr.)