PADROEIRA E CRIANÇAS: Bolsonaro lembra sua ida a Aparecida, prefere falar em defesa de todas religiões e ressalta perfil cristão do brasileiro; Bolsonaro tem conhecido apoio de evangélicos, que não aceitam imagens de santidade
Organismos e comunidades católicas são críticas de políticas do Governo Bolsonaro
( Publicada originalmente às 12h 48 do dia 12/10/2020)
(Brasília-DF, 13/10/2020) O presidente Jair Bolsonaro publicou em sua conta no Facebook, mais cedo, imagens/vídeo de sua passagem na Basílica de Nossa Senhora de Aparecida por conta de sua estada em 12 de outubro de 2019. Em tempos de pandemia, não haverá celebrações no local neste dia 12 de outubro de 2.020. Bolsonaro, ao publicar o vídeo, não faz uma saudação a Nossa Senhora Aparecida, ele que é nascido católico. Ele prefere tratar de um respeito a todas as religiões e dizer que o brasileiro é majoritariamente cristão.
As igrejas evangélicas, que o presidente Jair Bolsonaro visita com mais assiduidade, não aceitam imagens e não veneram santos, como é da religião católica.
“- Catedral Basílica de Nossa Senhora Aparecida.
- Imagens de 12/out/2019.
- Nosso respeito a todas as religiões.
- Brasil, um país majoritariamente cristão”, disse.
Críticos
Os organismos e comunidades ligadas a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, como o Conselho Indigianista Missionário(Cimi), Pastoral da Terra, Conselho Missionário Nacional, Movimento de Educação de Base, entre outros são críticos do Goveno Bolsonaro.
O Cimi já denunciou o Governo do Brasil por atentar contra comunidades indígenas. Em setembro, durante a 75ªAssembleia Geral das Nações Unidas , durante a 45ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, as organizações da sociedade civil , como o Cimi, apresentaram críticas ao presidente Bolsonaro por sua política indigianista e ambiental.
Aparecida
No ano passado, 2019, a Basíliia de Aparecida recebeu 162 mil romeiros, mas neste ano as celebrações serão de forma virtual, por conta da pandemia do covid-19
Para possibilitar a participação dos fiéis, a Rede Aparecida de Comunicação e as redes sociais do Santuário Nacional vão transmitir ao vivo as festividades em louvor à Padroeira.
Na Basílica Velha, as missas ocorrem às 7h e às 12h. Às 15h, a tradicional Consagração Solene será dedicada aos membros da Família dos Devotos, que devem assistir a celebração de casa este ano.
Durante as celebrações, pessoas que atuam em instituições diretamente ligadas à Arquidiocese de Aparecida e às obras sociais e de evangelização do Santuário Nacional vão representar os fiéis no interior das Basílicas.
Outro evento que sofreu alteração foi a tradicional procissão, que no ano passado foi acompanhada por mais de 20 mil pessoas. Este ano ela não será realizada, assim como os shows.
Os fiéis que desejarem participar da festa de forma mais ativa, poderão enviar fotos durante a Novena. O envio das imagens pode ser realizado durante a Novena das 15h às 19h. As fotos podem ser publicadas no Instagram com a hashtag #EuNaNovena ou enviadas por meio de um formulário no site https://santuarionacional.org.br/eunanovena/. As imagens poderão ser divulgadas na TV Aparecida ou nas redes sociais do Santuário Nacional. No fim do dia, as fotos recebidas serão veiculadas em um conteúdo especial nas redes sociais do Santuário.
( da redação com informações do Twtter e Ag. Brasil. Edição: Genésio Araújo Jr)