CORONAVIRUS: Aglomeração em inauguração de loja da Havan faz Governo do Pará fechar loja em Belém; Pará cancelou festa dos 200 anos do Círio de Nazaré por conta da pandemia do covid-19
Luciano Hang fez grande evento em Belém
( Publicada originalmente às 19h 00 do dia 10/10/2020)
(Brasília-DF, 12/10/2020) A maior festa popular religiosa do país, o Círio de Nazaré, que completa 200 anos foi cancelada por conta da pandemia do covid-19, mas isso não impediu que as lojas Havan fizessem a inauguração de sua unidade na capital paraense neste sábado, 10 de outubro. A inauguração que foi amplamente divulgada e atraiu alguns milhares de pessoas, gerou grande aglomeração.
A Secretaria de Segurança Pública do Pará acabou tendo que intervir e a loja foi fechada assim como o gerente teve que dar explicações, poderá enfrentar responsabilização. O governador do Pará, Hélder Barbalho(MDB), disse que a responsabilidade era da Prefeitura de Belém, porém face a não manifestação da autoridade municipal, com o que se deu, houve a intervenção estadual.
Imagem, de streaming, da agomeração na inauguração da loja em Belém
“Pelo não cumprimento das regras previstas pela OMS e por crime Contra a Saúde Pública, de acordo com o artigo 268 do Código Penal Brasileiro, a loja Havan, localizada na Augusto Montenegro, inaugurada hoje, foi fechada pelas polícias Civil e Militar do Pará, além da Sespa.”, disse no Twitter neste início de noite de sábado.
A Secretaria de Segurança do Pará divulgou postagens no Twitter dando esclarecimentos, que envolveu a Vigilância Sanitária e a Polícia Militar.
“Sobre a aglomeração ocorrida na inauguração da Loja Havan, em Belém, a Sespa informa que a responsabilidade pela fiscalização no local é da Prefeitura de Belém, mas como o Poder Público municipal não se manifestou, a Sespa enviou ao local uma equipe da Vigilância Sanitária.
A @pcdopara esclarece que o representante do estabelecimento será intimado para prestar esclarecimentos e autuado por crime Contra a Saúde Pública, de acordo com o artigo 268 do Código Penal Brasileiro, cuja pena varia entre 01 mês e 01 ano de detenção além de multa.
O estabelecimento foi fechado e o gerente será conduzido para prestar esclarecimentos, na Seccional da Marambaia, pelo não cumprimento das regras previstas pela @OPASOMSBrasil.
HAVAN
Imagem de postagem de Luciano Hang convidando para inaguração da loja, em Belém
Neste início da noite de sábado,10, as lojas Havan não tinham divulgado nenhuma nota sobre o caso.
Na sexta-feira,9, o dono das lojas Havan, Luciano Hang, divulgou em suas redes sociais que estava seguindo para Belém para a inauguração da loja e chamava para o evento.
( da redação com informações de assessoria e Twitter. Edição: Genésio Araújo Jr)