COMENTÁRIO DO DIA: Vamos nos atrasar, novamente!
Ouça o comentário da Política Real
( Publicada originalmente às 09h 30 do dia 22/09/2020)
(Brasília-DF, 23/09/2020) Uma terça-feira cheia de agendas em Brasilia.
O Presidente Jair Bolsonaro vai ter uma agenda cheia, sem contar sua fala gravada na abertura da sessão das Nações Unidas. Aqui no Brasil, sua reunião com os líderes para oficializar uma ação sobre um novo programa social para substituir o auxílio emergencial vai chamar muita atenção.
No Congresso, haverá sessões na Câmara e no Senado. O Senado vive o seu segundo dia de sessões semipresenciais. Animado.
No Supremo Tribunal Federal terá mais um dia de audiência pública para tratar do Fundo do Clima, justo no dia seguinte a fala de Bolsonaro na ONU.
Por falar em clima....
LEIA AQUI
COMENTÁRIO
Numa tempestade, quando o barco está sob risco de naufragar se joga peso morto ao mar. Sempre foi assim.
Durante a crise econômica de 2008, a confusão do Lheman Brothers, o meio ambiente foi deixado de lado em nome do crescimento econômico. Nessa crise da pandemia, a coisa está diferente, talvez porque no mundo rico, quando começou a coisa, todos mudaram para o campo. Os donos do dinheiro sabem disso, ou combina com eles ou a coisa não anda.
Nessa segunda-feira, o STF fez uma audiência pública para discutir porque o Governo Federal não aplicou o Fundo do Clima em consequência de ações judiciais que estão por lá. O General Augusto Heleno foi um dos que falou, no lugar de tratar de questões objetivas sobre o assunto negou as mudanças climáticas, disse que as queimadas são naturais e que querem derrubar o Presidente Bolsonaro.
Na época de Lula, quando ele estava ruim em algo, o Gilberto Carvalho, que guardadas as proporções é o General Heleno de hoje, dizia que queriam derrubar o homem pois não aceitavam um retirante na presidência. Sem tirar nem por.
Bolsonaro vai abrir hoje a Assembleia Geral das Nações Unidas, uma tradição há 75 anos dada ao Brasil. Deve dizer que o Brasil é um exemplo no meio ambiente e na pandemia acertou em tudo. Bolsonaro soube transformar o limão numa limonada com essa questão do auxílio emergencial, mas insiste em negar nossos problemas ambientais.
Um erro que vai nos atrapalhar na retomada econômica, infelizmente.
Foi Genésio Araújo Jr, de Brasília.
( da redação)