31 de julho de 2025
Brasil e Desenvolvimento

EDUCAÇÃO: Estudantes capixabas têm as melhores médias do país em matemática e português, diz Ideb 2.019

Resultado dos índices alcançados pelo estado do Espírito Santo foi elogiado pelo Instituto Unibanco, entidade que “atua para a melhoria da educação pública no Brasil por meio da gestão educacional para o avanço contínuo”

Publicado em
5e0a5c331a308304dca74383a7c514a8.jpg

( Publicada orginalmente às 18h 00 do dia 15/09/2020) 

(Brasília-DF, 16/09/2.020) Entre os anos de 2.013 e 2.017, nenhum estado do país avançou mais no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do ensino médio, antigo 2º grau, das redes estaduais quanto o Espírito Santo (ES) do atual governador Renato Casagrande (PSB) e do ex-governador Paulo Hartung (MDB). A avaliação é do Instituto Unibanco, entidade que “atua para a melhoria da educação pública no Brasil por meio da gestão educacional para o avanço contínuo”.

Entre os destaques apontados no Ideb, pela instituição mantida por um fundo patrimonial que oferta gratuitamente serviços e produtos para secretarias de educação, escolas, profissionais da educação e estudantes, os alunos da rede estadual capixaba alcançaram as melhores médias de notas do país nas disciplinas de matemática e português. De acordo com o Instituto Unibanco, a melhoria no ensino médio aconteceu mesmo em meio a um período de forte ajuste fiscal aplicado pelo governo estadual.

“Esse movimento ocorreu pelo aumento nas taxas de aprovação na rede estadual (de 79% para 86%) e, principalmente, pelo fato de os jovens capixabas terem o melhor desempenho do país nos testes de matemática e língua portuguesa entre as redes estaduais. O estado avançou, no período, 13 pontos em português e 20 em matemática na escala do Saeb [Sistema de Avaliação da Educação Básica]”, diz o boletim de aprendizagem em foco do instituto Unibanco.

“Para efeito de comparação, no mesmo intervalo de tempo, o Brasil melhorou em apenas quatro pontos sua média em português e permaneceu estagnado em matemática. O ES é o segundo estado retratado na série deste boletim de aprendizagem em foco sobre as quatro unidades da federação com melhores resultados no Ideb do ensino médio. Goiás, tema da edição anterior, Pernambuco e Ceará completam a lista”, comenta a publicação da instituição que possui parcerias com seis dos 27 governos estaduais, empresas, Organização Não Governamentais (ONGs) e universidades do país.

Novo currículo

O Instituto Unibanco aponta que o bom resultado dos estudantes capixabas, de nível médio, no Ideb 2.019 aconteceu também devido a elaboração de um currículo para os ensinos fundamental e médio, em 2009 - na gestão anterior do socialista Casagrande, que permitiu às escolas, “em vez de se pautarem principalmente pelos livros didáticos, passassem a ter uma orientação geral comum a toda a rede”.

“Outras ações prévias importantes foram a ampliação, em 2010, da carga horária de todas as escolas de quatro para cinco horas diárias e a regulamentação da Lei do Piso Salarial no Estado, estabelecendo que o terço de horas de atividade fora de sala de aula acontecesse necessariamente dentro da escola. Essa ampliação da carga horária, a melhor orientação dos objetivos a serem atingidos pelo currículo, e a garantia de um tempo aos professores para colaborar e aprender com os colegas foram ações realizadas que demandaram investimentos, mas facilitaram o avanço recente na rede e resistiram à troca de governos”, pontuou o boletim de aprendizagem em foco do instituto Unibanco.

(por Humberto Azevedo, especial para a Agência Política Real, com edição de Genésio Jr.)