31 de julho de 2025

Gás de cozinha e a máquina pública

Ficção e realidade na mesa do brasileiro

Publicado em
9d8899cf6b0a7822964d745d14a7fbb0.jpg

O preço do botijão do gás de cozinha de 13 quilos deve chegar a R$ 61 em várias partes do Brasil, inclusive em Brasília. O novo preço resulta da majoração do produto para os distribuidores. Assim, o efeito cascata de 15% vai chegar pesado na mesa dos brasileiros.

A crise econômica é uma das mais graves dos últimos 30 anos e pode ficar pior, como o próprio governo admite. No Orçamento do próximo ano, prevê queda na arrecadação e rombo de cerca de R$ 30 bilhões.

A peça orçamentária joga no colo do Congresso Nacional o ônus dos cortes. Dilma Rousseff parece ter levado um choque de realidade. Ainda bem que não estamos mais num período de intensa campanha eleitoral.

Na vida real, o brasileiro aperta o cinto, mas é provocado a pagar mais impostos. E como já dissemos, a questão não é exatamente essa, mas a falta de cuidado com o dinheiro de todos.

O aumento dos gastos públicos resulta de uma máquina esfomeada e com graves problemas de gestão. Muito distante da moderna administração e das boas práticas.

Infelizmente, a política partidária não tem o mínimo interesse em mudar esta situação. Ninguém quer botar a mão no abelheiro. Mas um dia a casa cai.