NORDESTE EM MANCHETE: Roseana Sarney cobra de secretários projetos para efetivação do “Viva Maranhão”
Secretários envolvidos no programa recebem prazo para finalizar projetos que preveem investimentos de R$ 3,8 bilhões para combater a pobreza e melhorar serviços públicos no Estado
(Brasília-DF, 19/11/2013) A governadora Roseana Sarney (PMDB) estabeleceu, ontem, 18, em reunião no Palácio dos Leões, prazos para que os secretários envolvidos no “Programa Viva Maranhão” finalizem os projetos que possibilitarão o desenvolvimento das ações efetivas do plano, que prevê investimentos da ordem de R$ 3,8 bilhões para combate à pobreza e redução de desigualdades, universalização dos serviços de saúde e de saneamento básico, qualidade de ensino, assistência social, segurança pública, qualificação profissional, capacitação científica e tecnológica, inclusão produtiva, superação da pobreza e mobilidade urbana.
De acordo com o jornal O Estado do Maranhão, da família Sarney, a governadora, secretários estaduais e representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) se reuniram ontem, 18, no Palácio dos Leões, para discutir avanços e monitorar o gerenciamento de recursos ao programa “Viva Maranhão”.
De acordo com o secretário-chefe da Casa Civil, João Abreu, o encontro serve para acompanhar a execução dos recursos financiados pelo BNDES e buscar soluções para eventuais problemas encontrados em cada pasta. “São realizados encontros mensalmente para avaliar o andamento de cada obra prevista e saber a situação exata de cada secretaria. Nas áreas de infraestrutura, saúde, ciência e tecnologia e indústria e comércio as ações estão bem adiantadas. A intenção é que, em um prazo determinado pela governadora Roseana Sarney, tenhamos a possibilidade de apresentar à sociedade o conjuntos de medidas anunciadas”, explicou.
Ficha suja
O blog do Raimundo Garrone, do site do Jornal Pequeno, de São Luís (MA), informa que a governadora Roseana Sarney foi obrigada a exonerar o seu secretário de Articulação Política, Ricardo Archer, por força de uma representação no Ministério Público considerando-o “ficha-suja”. Roseana simplesmente nomeará em seu lugar o próprio filho do secretário afastado.
Roseana utiliza-se da mesma artimanha dos candidatos impugnados que abrem mão da candidatura às véspera das eleições e colocam em seu lugar o próprio filho ou qualquer parente, mantendo, no entanto, a foto na urna eletrônica.
(Da Redação da Agência Política Real, com edição de Valdeci Rodrigues)