Piauí

NORDESTE EM MANCHETE: Reunião impede denúncia do vereador Edilberto Borges, o Dudu, sobre irregularidades na eleição do PT

Ele iria formalizar reclamação à Executiva Nacional do partido, mas foi convencido de que o melhor é esquecer "os erros" no pleito interno da legenda

Publicado em
d07f4b054eeb029b49dee1ed2b4ea7f8.jpg

(Brasília - DF, 13/1102013) O vereador Edilberto Borges, o Dudu, desistiu de formalizar as denúncias de irregularidades no pleito eleitoral para eleição dos diretórios nacional, estadual e municipal do PT. A eleição foi realizada domingo passado, 10. Dudu, que concorreu ao cargo de presidente do diretório municipal do PT de Teresina, denunciou uma série de irregularidades no processo, do qual saiu derrotado pelo sindicalista José Esmerindo, que obteve mais de o dobro dos votos dele na disputa (623 a 304). A informação está na edição desta terça-feira,13, do jornal Diário do Povo do Piauí, de Teresina (PI).

As falhas e erros foram admitidas pela presidente eleita para o diretório regional, e o vereador/candidato ameaçou levar a disputa para a instância maior do partido ― a Executiva Nacional. Uma reunião com a cúpula estadual do partido, ainda na noite de segunda-feira, 11,  fez o vereador mudar de ideia. Convencido pela direção do partido de que as supostas irregularidades não tinham tido potencial de prejudicar a votação dele, Dudu saiu da reunião dizendo que pleito tinha sido legítimo.

Com a desistência da denúncia, Dudu  reconheceu a legitimidade da eleição e a vitória de José Esmerindo na eleição do diretório municipal de Teresina. A reunião do PT impediu a formalização de denúncias de irregularidades na eleição e convenceu o vereador a aceitar a derrota, sem expor o partido, que tenta uma unificação para atrair mais aliados para  fortalecer a chapa encabeçada pelo senador Wellington Dias, líder do PT no Senado, para as eleições em 2014.

"Todos reconheceram as falhas durante a eleição. Mas em nome da união do partido, não vou entrar com recurso. Vamos centrar forças para eleger Dilma presidente e ter vitória no Governo do Estado", declarou Dudu, ao se pronunciar sobre as eleições internas, ontem, 12,  pela manhã na tribuna da Câmara Municipal de Teresina. Ele disse que houve avanços, já que na última eleição tinha obtido 10% dos votos e agora alcançou 34%.

Na apuração dos votos, José Esmerindo obteve 623 dos votos (67% dos votos válidos) e Dudu teve 304 votos (32%). Regina Sousa, por sua vez, foi eleita por consenso para a presidência do diretório estadual. O atual presidente do PT, deputado estadual Fábio Novo, comentou  nas redes sociais que a reunião do diretório estadual esclareceu as dúvidas sobre o processo eleitoral. "As duas chapas que concorreram ao pleito municipal reconheceram a legitimidade do pleito e que as falhas apontadas não comprometeram o processo", afirmou.

Lei Orçamentária

A Câmara Municipal de Teresina aprovou em primeira votação, na sessão dessa terça-feira, 12,  os projetos de lei de autoria do Poder Executivo que tratam sobre o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA) do município, de acordo com o jornal O Dia, de Teresina (PI).

As matérias passaram de forma unânime, mas ainda serão submetidas a um amplo debate no Legislativo antes de serem apreciadas em segunda votação, o que precisa ocorrer até a última sessão ordinária da atual legislatura.

O projeto de lei nº 173/2013 trata, especificamente, sobre o Plano Plurianual da cidade, que vigorará durante o quadriênio 2014/2017, priorizando cinco áreas de atuação do poder público – progresso econômico, inclusão social, sustentabilidade ambiental, qualidade de vida e governança.

Já o projeto de lei nº 174/2013 contém modificações na Lei de Diretrizes Orçamentárias, com a previsão de mais de 500 convocações de servidores públicos pela prefeitura ao longo do próximo ano.

O vereador Edvaldo Marques (PSB), presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara, afirma que serão contratados, principalmente, profissionais das áreas de saúde e educação.

(Da Redação da Agência Política Real, com edição de Valdeci Rodrigues)