NORDESTE EM MANCHETE: Oposição culpa a governadora Roseana Sarney pela crise na segurança pública
Deputado Othelino Neto classificou ataques de bandidos à polícia como resultado de "absoluta incompetência do Poder Executivo"
(Brasília – DF, 12/11/2013) A crise na segurança é o destaque nos principais jornais e sites do Maranhão, nesta terça-feira, 12. O assunto foi o tema mais discutido no Palácio dos Leões e na Assembleia Legislativa. A governadora Roseana Sarney (PMDB) mudou todo o comando da Polícia Militar, depois de ataques de facções criminosas a postos da PM em São Luís. Os deputados da oposição culpam a governadora pela crise e exige um plano para combater a criminalidade.
O coronel Aldimar Zanoni Porto, de 46 anos, sendo 27 como militar, é o novo comandante da tropa, em substituição ao coronel Franklin Pacheco. O ato de passagem de comando está previsto para ocorrer nesta quarta-feira, 13.
Oposição
Os deputados de oposição criticaram, na sessão desta segunda-feira, 11, da Assembleia Legislativa, os episódios de violência registrados nos últimos dias e que resultaram na morte de um policial, atentados a trailers da Polícia Militar e queima de ônibus em São Luís. Os parlamentares cobraram ações por parte do Governo do Estado, para resolver os problemas na área de segurança, e criticaram a atuação do secretário Aluísio Mendes e os cortes no orçamento para o próximo ano.
Quem primeiro tratou do assunto foi o deputado Othelino Neto (PCdoB), que classificou de “absoluta incompetência do Poder Executivo estadual em garantir a segurança da sociedade maranhense”. De acordo com o parlamentar, “agora chegamos ao absurdo dos bandidos, além de assaltarem e de matarem civis, estarem também, de forma descarada, atentando contra a vida dos policias militares”. E que “agora os bandidos não respeitam mais nem a polícia”.
Aptidão
Ele cobrou também um posicionamento da governadora Roseana Sarney. “Será que definitivamente ela largou isso de mão e disse que não é problema dela? Afinal de contas quem foi que prometeu que o maranhense ia poder dormir de portas abertas? Foi a governadora, a mesma governadora que trata este grave problema, que tira a tranquilidade dos maranhenses, com essa frieza”, afirmou.
O deputado Marcelo Tavares (PSB) fez críticas na mesma linha e cobrou posicionamento da governadora. “Nunca na história do Maranhão bandidos tiveram a coragem de executar policiais militares no trabalho. E o deputado Magno Bacelar diz que o Maranhão vive uma maravilha. Nunca na história do Maranhão os policiais militares foram executados, como está sendo hoje, fruto do descaso da governadora Roseana Sarney, que não tem mais nenhuma aptidão para governar o Estado do Maranhão, nenhuma!”, garantiu.
“Vai piorar”
O deputado Raimundo Cutrim (PCdoB), ex-secretário de Segurança no Maranhão, assegurou que “a tendência é piorar” e sugeriu que a governadora acompanhe os comentários nos blogs sobre os casos na área de segurança, mostrando que a população está entregue à própria sorte e o secretário não tem credibilidade.
“Ninguém acredita neste rapaz. Como exemplo, o que ele fez para querer envolver o nome do deputado Cutrim no crime do Décio Sá, na agiotagem, em grilagem. Esse rapaz não tem credibilidade de nada, a situação do Maranhão é difícil, nós estamos passando talvez uma das piores fases da história do Maranhão de todos os tempos, em pleno século XXI”, afirmou.
(Da Redação da Agência Política Real, com edição de Valdeci Rodrigues)