NORDESTE EM MANCHETE: PMDB e PSDB estudam pacto, com apoio de Wilson Martins, para eventual 2º turno contra Wellington Dias
Peemedebistas e tucanos do Piauí ainda não se entenderam sobre qual das siglas lançará o candidato ao governo
(Brasília – DF, 29/10/2013) Faltando oito meses para as convenções partidárias que confirmarão as coligações do pleito de 2014, peemedebistas e tucanos do Piauí ainda não se entenderam sobre qual das duas siglas lançará o candidato ao Governo do Estado da base, que terá o apoio do governador Wilson Martins (PSB), de acordo com informação publicada nesta terça-feira ,29, pelo jornal O Dia, de Teresina.
No momento, o que existe é um diálogo avançado entre PSB, PMDB e PSDB no sentido de evitar o surgimento de uma candidatura de terceira via, como ocorreu em 2010. Mas se não for possível uma aliança ainda no primeiro turno, o deputado federal Marcelo Castro, presidente do diretório estadual do PMDB, afirma que os três partidos estudam a formação de um “pacto” para um eventual segundo turno contra a chapa encabeçada pelo senador Wellington Dias (PT). O senador aparece em primeiro lugar nas pesquisas de intenções de voto divulgadas recentemente.
“Se o Silvio Mendes for candidato a governador, o Zé Filho, candidato a governador, e o Wellington Dias também, nós poderemos fazer um pacto com o PSDB, para aquele que não for para o segundo turno apoiar o outro. Isso é tranquilo”, vislumbra o deputado.
Vice, não
Por outro lado, o jornal Diário do Povo do Piauí, também de Teresina, informa que o ex-prefeito da capital piauiense, Silvio Mendes, não pretende ser candidato a vice-governador na chapa do PMDB. “Não quero voltar à política assim”, disse o ex-gestor de Teresina, que disputou o Governo do Estado em 2010 e foi derrotado por Wilson Martins (PSB).
Silvio Mendes tem sido procurado por vários partidos para uma coligação visando às eleições de 2014, mas só será candidato ao Governo do Estado. O médico disse que não tem vocação para exercer um cargo político no legislativo. “Mas não serei vice”, disse ele.
(Da Agência Política Real, com edição de Valdeci Rodrigues)