Piauí

NORDESTE EM MANCHETE: Governo do Piauí lança a sua versão estadual do programa Mais Médicos

Governador Wilson Martins diz que o objetivo é reduzir deslocamentos de doentes do interior para a capital. Primeira atuação será hoje, em Floriano, a 248 quilômetros de Teresina

Publicado em
111188f431666c143ba31cfa67f85f23.jpg

(Brasília - DF, 25/10/2013) - O Governo do Piauí lançou a sua versão do programa Mais Médicos, do Governo Federal. Trata-se da Força Estadual de Saúde, que vai intensificar as ações de saúde nos municípios com mais carência do serviço, realizando procedimentos de média complexidade.

A informação está na edição desta sexta-feira, 25, do Jornal Diário do Povo do Piauí, de Teresina (PI). Segundo a matéria, o programa vai utilizar médicos da rede estadual para realizar atendimentos nas áreas de oftalmologia, ortopedia, cirurgia-geral, ginecologia, urologia e cirurgia pediátrica.

A primeira atuação da Força será no município de Floriano, a 248 quilômetros de Teresina, a partir de hoje. O governador Wilson Martins disse que a medida visa reduzir os deslocamentos de doentes do interior para a capital.

Mais Médicos

O Piauí recebe amanhã mais 27 médicos cubanos para atuar no Estado por meio do programa Mais Médicos. O desembarque deles no aeroporto Petrônio Portela está previsto para as 20h50. Os cubanos chegam a Teresina em avião da Força Aérea Brasileira (FAB). No domingo, segundo informações do Ministério da Saúde, devem desembarcar mais quatro profissionais. Os estrangeiros vão atuar em 16 municípios do Piauí.

Entrega de cargos

A edição de hoje, 25, do jornal O Dia, de Teresina, informa que a vereadora petista Rosário Bezerra defende que o PT entregue os cargos que detém no Governo Wilson Martins em dezembro.

“Apesar do Partido dos Trabalhadores (PT) ter um posicionamento oficial de que deve permanecer com os cargos no Governo  do Estado enquanto Wilson Martins permanecer como governador, os integrantes do partido divergem muito sobre o assunto. Alguns defendem que já passou  da hora do PT entregar os cargos que possui dentro do governo e assumir logo a situação de oposição, outros preferem permanecer enquanto for possível”, informa o jornal.

A vereadora Rosário Bezerra acredita que o ideal seria que os gestores petistas entregassem seus cargos no mês de dezembro, quando estivessem concluídas as ações planejadas para  2013.

“Existe posicionamento de pessoas da Executiva de que deve entregar e existe a posição do partido de que quem deve tratar disso é o senador Wellington Dias e o secretário de Governo, Wilson Brandão. Devemos entregar no momento certo. Eu acho que deveríamos entregar em dezembro, porque se encerra o ciclo e limpamos as gavetas para o próximo gestor”, declarou.

(Da Agência Política Real, com edição de Valdeci Rodrigues)