NORDESTE EM MANCHETE: Sem açúcar e sem afeto, João Lyra perde aliados para 2014
Na Assembleia Legislativa, deputados rejeitam, em primeira discussão, proposta para acabar com reeleição para Mesa Diretora
(Brasília – 24/10/2013) Os deputados rejeitaram, em primeira discussão, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que proíbe a reeleição para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), durante votação ocorrida nesta quarta-feira, 23. Protocolada no ano passado, a PEC de autoria de Judson Cabral (PT) só foi levada ao plenário após insistentes requerimentos do petista. A informação é do site CadaMinuto, de Maceió (AL).
Antes da votação, Judson Cabral ainda tentou convencer seus pares acerca da importância da proposta. Lembrando que o parlamento “vive um momento de descrédito”, ele defendeu a mudança como um resgate da origem da Constituição do Estado de Alagoas, já que, antes de ser modificado em 2003, seu artigo 70 proibia aos membros da Mesa Diretora a reeleição para o mesmo cargo.
Em aparte, Olavo Calheiros (PMDB) também defendeu a aprovação da PEC, mesmo reconhecendo que a reeleição é uma questão de princípio. “A emenda surgiu durante o período que se antecipou as eleições nesta Casa, em um movimento político injustificável”, explicou, acrescentando que, mais importante que proibir a reeleição é acabar com a antecipação do pleito.
João Lyra
“O deputado-empresário João Lyra, que enfrenta dificuldades seriíssimas com suas empresas, vai perdendo substância política para o seu objetivo traçado: ser reeleito para a Câmara Federal, no próximo ano”, informa o jornalista Ricardo Mota, do site TNH1, de Maceió (AL).
Segundo o jornalista, além de perder o vereador Zé Márcio, que migrou para o PROS de Carimbão, o parlamentar já foi avisado que não contará com os votos da família Farias, a quem sempre foi ligado.
O prefeito da Porto de Pedras, Rogério Farias (PSD) e a sua filha Camila (PSC) já têm candidato a deputado federal: Marx Beltrão, do PMDB. Marquinhos, prefeito de Matriz do Camaragibe (PSD), vai de Renan Filho – ou de outro candidato apoiado pelos Calheiros, cada vez mais longe de JL.
(Da Redação da Agência Política Real, com edição de Valdeci Rodrigues)