NORDESTE EM MANCHETE: Maranhão é o segundo Estado onde poderá haver maior número de pedidos de emancipação de municípios
Com base em nova lei criada pelo Congresso Nacional e ainda não sancionada pela presidente Dilma Rousseff,. A Bahia surge em segundo lugar
(Brasília – DF, 21/10/2013) O Maranhão é o segundo estado brasileiro onde mais municípios poderão ser criados, depois de ter sido aprovado, na Câmara e no Senado, projeto de lei que estabelece as regras para a emancipação de distritos. A informação foi publicada pelo jornal O Estado do Maranhão, na edição desta segunda-feira, 21, com base em dados da União Brasileira em Defesa da Criação dos Novos Municípios (UBDCNM. A entidade indica que, com 32 propostas de emancipação, o estado maranhense só fica atrás da Bahia nesse ranking.
Conforme a entidade, o Maranhão tem 32 distritos que atendem aos requisitos estipulados pelo projeto para emancipação. A Bahia tem 28, seguida do Ceará, com 26, e do Pará, com 21. No total, o levantamento apontou 185 distritos em todo o país em condições de reivindicar a separação dos municípios aos quais atualmente pertencem. Há ainda, de acordo com a UBDCNM, uma proposta de fusão de três municípios no Rio Grande do Sul.
Juventude
O colunista John Cutrim, do Jornal Pequeno, de São Luís, informa que o suplente de deputado federal Paulo Marinho Júnior irá assumir nesta segunda-feira, 21, a Secretaria de Estado da Juventude, em substituição ao deputado estadual Carlos Filho (PV), que retorna à Assembleia Legislativa. A posse estava marcada para às 10h, no Palácio dos Leões.
Na campanha para a reeleição ao Governo do Estado, a governadora Roseana Sarney (PMDB) fez uma série de promessas para conquistar os votos dos jovens. E praticamente esqueceu-se de todas elas. Na verdade, a pasta que Paulo Marinho Júnior comandará pouco realizou em favor da juventude.
(Da Agência Política Real, com edição de Valdeci Rodrigues)