Pauí

NORDESTE EM MANCHETE: Novos partidos reforçam a bancada do prefeito de Teresina, Firmino Filho, na Câmara Municipal

Quantidade de vereadores que apoiam a administração municipal, que era de 16 no início da legislatura, passará para 18

Publicado em
d6f2942651db6b294e2a73ffbcae72c4.jpg

(Brasília-DF,  21/10/2013)  A composição partidária da base na Câmara Municipal de Teresina sofrerá modificações importantes.  A quantidade de partidos representados na Casa, que era de 16 no início da legislatura, passará para 18, devido  filiação de quatro parlamentares às legendas recém-criadas Partido Solidariedade (SDD) e Partido Republicano da Ordem Social (PROS). A informação está no site e na edição impressa do jornal O Dia, de Teresina, desta sexta-feira, 21.

De acordo com a publicação, os vereadores Jeovah Alencar e Valdemir Virgino saíram do PTC, legenda que se posiciona de forma independente quanto à gestão municipal, para integrarem o SDD, partido notadamente ligado à base aliada ao prefeito Firmino Filho (PSDB). Também aderiu ao Solidariedade o vereador Ananias Carvalho, antes do Partido Verde (PV), que fazia oposição direta à Prefeitura.

Para o presidente da Câmara, vereador Rodrigo Martins, essa mudança deve fortalecer a bancada de vereadores que compõem a base aliada a Firmino. “Existia basicamente 17 vereadores da base aliada contra 11 da oposição, fora o presidente que não vota. Com a entrada desses novos partidos, consolida a base do prefeito Firmino Filho. O Jeovah e Valdemir eram de um partido independente e foram para a base, já o Ananias saiu de um partido de oposição para fazer parte da base”, avalia.

Na opinião do parlamentar, a mudança mais significativa será com relação à saída de Antônio Aguiar do PTB, confirmada na última sexta-feira, 18. É que o Partido Trabalhista possuía a maior representação dentro da Casa e é um dos que lidera a oposição ao prefeito. Aguiar deve assinar a ficha de filiação do PROS nesta segunda-feira, 21.

“Acho que a maior mudança será do Antônio Aguiar. Acredito que ele terá uma postura de independência. Não será oposição, mas também não fará parte da base”, declarou. Dessa forma, cinco partidos políticos passam a ter as maiores bancadas na Câmara, cada um com três representantes. São duas legendas de oposição, o PT (Partido dos Trabalhadores) e PTB (Partido Trabalhista Brasileiro); e três que compõem a base aliada: PSD (Partido Social Democrático), PSB (Partido Social Democrático) e SDD (Solidariedade).

(Da Redação da Agência Real, com edição de Valdeci Rodrigues)